Mais seis atividades, que visam a capacitação das comunidades para enfrentar adequadamente situações de emergência provocadas pelas chuvas, estão previstas até o fim de março

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou dois simulados de evacuação, neste sábado (26/02), com acionamento das sirenes às 9h, nas comunidades de Voluntários da Pátria (Lobato) e Vila Picasso (Capelinha de São Caetano).

Os participantes foram instados por equipes da Defesa Civil a deixarem suas casas e se dirigirem para os abrigos provisórios instalados no Centro Municipal de Educação Infantil Mario Altenfelder (CMEI), Lobato, e para o Centro Municipal de Educação Infantil Mosa Berbert, Capelinha.

Nesses locais foram realizadas Rodas de Conversas respectivamente sobre os temas “Ciclo de Cuidados com a Infância” e “Os Efeitos das Mudanças Climáticas”.

“A participação proativa das comunidades nos simulados de evacuação de área é essencial ao objetivo de treinar os cidadãos para que saibam o que fazer no caso de acidentes e para que consigamos evitar e minimizar os efeitos da chuva em nossa cidade”, ressaltou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

OBJETIVOS

O simulado de evacuação de área é um exercício prático que promove a capacitação das comunidades para enfrentar adequadamente situações de emergência e permite a avaliação das ações realizadas e os recursos empreendidos ao longo das atividades de formação pela Codesal dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) que antecedem a atividade.

O simulado tem início quando a sirene do Sistema de Alerta e Alarme da área envolvida é acionada pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), unidade tecnológica de Codesal que realiza análises climáticas e previsões de chuvas. Em um cenário real a sirene será disparada em caso de chuvas intensas e um acumulado de 150 mm em 72h.

NUPDECS

Coordenada pelo Setor de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, a formação dos Nupdecs visa mobilizar as comunidades para participar das atividades de apresentação dos módulos didáticos que incluem temas sobre defesa civil, primeiros socorros, percepção de riscos, meio ambiente, prevenção de zoonoses, entre outros.

"O Nupdec é uma atividade prioritária em áreas de risco e tem por objetivo organizar e preparar a comunidade local a dar a pronta resposta aos desastres, a exemplo de deslizamentos de terra causados pelas chuvas, além de, em situação de normalidade, atuar no planejamento de ações de Defesa Civil que visem a proteção comunitária", define a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana.

CLIMA

“É importante que a partilha de conhecimentos voltados para redução de risco de desastres esteja ao alcance da sociedade em geral, em uma realidade de alterações climáticas que fazem com que a cada dia mais pessoas sejam expostas a riscos que antes não eram perceptíveis”, acentua a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

Tem se tornado frequente a ocorrência de desastres de grande impacto ambiental e social em todo o mundo e, particularmente, no Brasil, traduzidos por eventos meteorológicos extremos, a exemplo das pancadas de chuvas atípicas, como a registrada em Salvador no mês de dezembro passado, recorde de acumulados para o período em 32 anos, e o temporal que resultou em mais de 200 mortos na cidade de Petrópolis, no início deste mês no Rio de Janeiro, entre outros.

CRONOGRAMA

Até o início da Operação Chuva 2022, prevista para a segunda quinzena de março, serão realizados mais seis simulados em Bom Juá (01/03), Baixa do Cacau e Mamede (05/03), Moscou I e II (12/03), Bosque Real e Calabetão (19/03).

ASCOM - CODESAL
26/02/2022