O período dos festejos natalinos será marcado por chuvas intensas acompanhadas por trovoadas ocasionadas pela passagem de uma frente fria somada a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) (sistema meteorológico do verão, responsável por um período prolongado de chuva frequente e volumosa).

De amanhã (24/12) a domingo (26/12/2021) ocorrerão eventos de chuvas significativas, com risco para alagamentos e deslizamentos de terra. As temperaturas deverão variar entre 23°C (mínima) e 28°C (máxima).

Na segunda-feira (27/12/2021), a previsão é de céu nublado a parcialmente com chuvas fracas a moderadas. As temperaturas deverão variar entre 24°C (mínima) e 30°C (máxima).

As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

*Como se prevenir de raios*

Durante as tempestades fique em casa devidos ao risco de ser atingido por um raio. Saia somente se for absolutamente necessário; não retire nem coloque roupa em varais de arame; caso esteja na rua, busque refúgio no interior de edifícios; mantenha-se longe de árvores isoladas e não permaneça dentro d'água ao longo da tempestade.

*Verão chuvoso*

Segundo o Cemadec, a possibilidade é que chova em Salvador 30% a mais do que o esperado ao longo do verão 2021/2022 estação que se iniciou na terça-feira (21/12) e se estende o dia 20/03/2022.

O meteorologista do Cemadec, Giuliano Carlos do Nascimento, informa que a estação será marcada pelos impactos do fenômeno La Niña e por temperaturas altas, com chuvas intensas ao longo do trimestre.

Plantão Codesal

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no link http://www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/boletins

ASCOM - CODESAL

23/12/2021