As tratativas para a realização de capacitação com o objetivo de sensibilizar os colaboradores da Defesa Civil de Salvador sobre o Plano de Ação Climática de Salvador foram encaminhadas em reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Sustentablidade e Risiliência (Secis), nesta terça-feira (23/11), na qual participaram a subsecretária Vânia Almeida, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo e a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana. A atvidade será realizada em dezembro na sede da Codesal.

O plano possui uma série de eixos, com planejamento e metas, no sentido de implantar práticas sustentáveis na capital voltadas a reduzir os efeitos das mudanças no clima. Entre as diversas propostas elencadas pelo documento está a meta de neutralizar as emissões de carbono na capital baiana até 2049, quando a cidade completará 500 anos.

O diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo destacou que "a crise climática já é uma realidade em todo o mundo e os efeitos, como as altas temperaturas e o excesso de chuvas, se tornaram desafios diários para os gestores municipais e, em particular, a Defesa Civil, que lida em seu cotidiano com esses problemas".

Na pauta do encontro, foram ainda discutiadas a inclusão do programa "Horta em Casa" nas atividades de fortalecimento dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs e Nupdecs Mirins) e o planejamento das ações de divulgação da Cartilha do Plano de Ação Climática com o público Infanto-Juvenil do Nupdec Mirim e do Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE) a serem aplicados em 2022.

ASCOM-CODESAL
23/11/2021