Servidores da Defesa Civil de Salvador (Codesal) participaram solidariamente da semana de mobilização em celebração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, a ser festejado dia 25/11, e se dirigiram, ontem,  segunda-feira (22/11), à sede do Hemoba onde doaram sangue, atendendo ao apelo da fundação para ampliar o estoque de hemoderivados.

"A participação de colaboradores da Defesa Civil de Salvador na campanha de doação voluntária de sangue atende ao nosso maior propósito que é o de reduzir risco e salvar vidas", disse o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

Ao todo, 20 voluntários da Codesal se juntaram à mobilização, coordenada pela subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Fabiana Santana. O sangue doado é dividido em diversos componentes – como plaquetas, plasma e hemácias – e, por isso, uma única coleta pode servir para a recuperação de várias pessoas que esperam a doação.

As ações da semana de mobilização seguem até sábado (27), em diversas unidades da Hemoba em todo o estado, e contarão com coletas externas, horários diferenciados e atrações culturais para homenagear doadores e incentivar novas doações.

Estão aptos para fazer a doação todas as pessoas com idade entre 18 e 69 anos, que pesem no mínimo 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não tenham passado por parto ou cirurgia, pelo menos, nos três meses que antecedem a doação. Para homens, o limite máximo é de doação quatro vezes por ano e, para mulheres, três vezes.

ASCOM-CODESAL
22/11/2021