Salvador obteve a nota “A-” no CDP Snapshot Report 2021, o que coloca a cidade em um perfil de liderança em ações de mitigação das alterações climáticas.

O relatório apresenta a pontuação que a capital baiana recebeu por suas respostas ao questionário Cities 2021. A metodologia de pontuação do CDP foi desenvolvida para incentivar e melhor capacitar as cidades a medir e gerenciar seus riscos, impactos e ações ambientais.

O documento atua como uma ferramenta que permite obter uma visão geral do desempenho ambiental e como a cidade pode implementar suas respostas futuras.

Segundo o CDP, as cidades que receberam pontuação entre “A-” e “A” demonstram padrões de melhores práticas em adaptação e mitigação, tendo definido objetivos ambiciosos, mas realistas, e progrediram no sentido de alcançá-los.

"A cidade [de Salvador] adota estratégias holísticas em seus planos para garantir que as ações tomadas irão reduzir os impactos climáticos e vulnerabilidades dos cidadãos, empresas e organizações locais", afirma o relatório do CDP.

PLANO DE MITIGAÇÃO

O Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima (PMAMC) de Salvador foi lançado em dezembro do ano passado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).  Entre as diversas ações e objetivos elencados pelo documento está a ambiciosa meta de neutralizar as emissões de carbono na capital baiana até 2049, quando a cidade completará 500 anos.

Salvador foi a primeira entre as nove cidades da América Latina que são apoiadas pelo Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança do Clima a adotar um plano de mitigação dos efeitos do aquecimento global.

O plano é dividido em quatro eixos estratégicos: Salvador Inclusiva; Verde-azul; Resiliente; e Baixo Carbono. São propostas 57 ações de curto, médio e longo prazos relacionados à mitigação e à adaptação climática, tendo como horizontes os anos de 2024, 2032 e 2049. Para 2024, por exemplo, a meta geral de mitigação é reduzir em 15% as emissões de GEE em relação a 2018.

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil de Salvador tem contribuído para que Salvador atinja as metas de adaptação definidas pelo PMAMC a exemplo da promover a capacitação das comunidades em adaptação às mudanças do clima em 50% das áreas de risco trabalhadas pelos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), além de ampliar o número de equipamentos destinados ao monitoramento e alerta para a redução dos impactos de eventos climáticos adversos.

"Contamos hoje com uma moderna rede tecnológica com 71 pluviômetros, 15 estações geotécnicas, 11 sistemas de alerta e alarme, quatro estações hidrológicas e duas estações meteorológicas, todas monitoradas no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador - Cemadec, por meio de meteorologista, engenheiros ambientais, técnicos e operadores do sistema que acompanham e avaliam o quadro evolutivo dos fenômenos climáticos extemos que oferecem risco à população", explica o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.
"A Codesal também acompanha o andamento das metas que determinam a redução de 45% para 30% da população que vive em área de risco e a relativa às intervenções estruturantes necessárias em áreas mapeadas pela Defesa Civil e executadas por outros órgãos do município", afirma a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais.

METODOLOGIA

Para obter a nota, o CDP levas em conta aspectos de governança como integração de ações de sustentabilidade no planejamento urbano, envolvendo conscientização da população, gerenciamento de metas específicas em sustentabilidade e liderança na integração dessas práticas no cotidiano da cidade.

Também integram as avaliações do CDP, a existência de um plano de avaliação de risco e vulnerabilidade, como tem sido aplicado e qual a metodologia, ações de adaptação que estão sendo tomadas e em que estágio se encontram.

Para continuar atuando como líder em ações climáticas, o CDP recomenda que as cidades participantes definam e atinjam metas alinhadas com a ciência; compartilhem as experiências em mitigação dos efeitos climáticos, juntando-se às redes de cidades nacionais e internacionais para que outras cidades possam aprender com sua experiência.

As respostas são pontuadas usando a metodologia de pontuação do CDP Cities. Segundo o CDP, 95 cidades integram a lista do Relatório 2021 com a nota máxima “A”.

Mais de 900 cidades estão medindo e divulgando a cada ano, na plataforma do CDP, seus dados ambientais para gerenciar emissões, construir resiliência, proteger-se dos impactos climáticos e criar lugares melhores para que seus cidadãos vivam e trabalhem. Essas cidades divulgam mais de oito mil ações de sustentabilidade urbana, demonstrando seu compromisso com a construção de uma economia sustentável e o combate às mudanças climáticas. As cidades são o centro da transição dessa nova economia, explica o relatório.

A CDP (Carbon Disclosure Project) é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede no Reino Unido, Japão, Índia, China, Alemanha e Estados Unidos da América que ajuda empresas e cidades a divulgar seu impacto ambiental.

ASCOM – CODESAL
19/11/2021