Rajadas de vento com velocidade de até 47,5km/h acompanhadas de fortes chuvas atingiram Salvador na madrugada desta quarta-feira (03/11). O fenômeno ocorreu devido à chegada da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), banda de nebulosidade persistente que produz grandes volumes de chuva, associada a um Sistema Frontal (Frente Fria), ocasionando além das chuvas, trovoadas e rajadas de vento, com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra.

O avanço da frente fria vinda da região Sudeste e da ZCAS manterão o tempo instável nesta quarta-feira (03/11). A previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas fracas a moderadas a qualquer hora do dia. Há risco para alagamento e deslizamento de terra.

Entre quinta-feira (04/11) e sexta-feira (05/11), a previsão é de céu nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas. Há risco para alagamento e deslizamento de terra. A tendência é de que essas chuvas continuem até o final de semana.

Os maiores acumulados de chuvas em 06h (atualizados às 08h30) foram registrados em Cajazeiras VIII(25,6mm), Itapuã (19,4mm), Base Naval de Aratu (17,2mm), CAB (16mm) e Stiep (15,2mm).

As informações meteorológicas são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

ASCOM - CODESAL
03/11/2021