O acumulado de chuvas em outubro em Salvador foi de 144,4mm, 51,7% acima da Normal Climatológica para o período - 95,2mm, registrada pela Estação Pluviométrica do Inmet, instalada em Ondina. Este foi o outubro mais chuvoso dos últimos 8 anos, sendo superando apenas em 2013 quando choveu 219,4mm. As informações são do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

As Normais Climatológicas são médias de parâmetros meteorológicos computadas em um período de 30 anos consecutivos, obedecendo a critérios recomendados pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM). No caso de Salvador, este padrão é determinado por medições realizadas nos últimos 30 anos pelo pluviômetro de Ondina, então o único existente na cidade.

Os locais em que foram registrados os maiores índice pluviométricos na capital ao longo do mês: Pituba – Parque da Cidade (248,8mm), Brotas (208,8mm), Chapada do Rio Vermelho (207,6mm), Caminho das Árvores (205,8mm) e Campinas de Brotas (191,8mm).

A maior rajada de vento registrada ocorreu no dia 21 de outubro, devido à atuação de uma frente fria associada a um cavado (sistema de baixa pressão). O maior pico de rajadas de vento registrado foi 39,2 km/h, às 11h da manhã.

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui