Semana Nacional de Redução de Desastres 2021

"Tomamos conta do presente, olhando para o futuro. Nesta Semana Nacional de Redução de Desastres, que hoje se encerra, temos muito a comemorar". A afirmação é do prefeito de Salvador, Bruno Reis, ao falar das ações de defesa civil voltadas a preservar vidas. Ele foi homenageado, hoje (08/10), com outorga da Comenda da Ordem do Mérito de Proteção e Defesa Civil, concedida pela Codesal em solenidade realizada no Teatro Gregório de Matto, como parte da programação do quinto e último dia do evento. Foram ainda entregues placas e diplomas de Amigo da Defesa Civil e Destaque da Operação Chuva.

Ao receber a comenda, o prefeito falou sobre a entrega, instantes antes, de geomanta na Rua Diva Pimentel, Fazenda Grande do Retiro, ato que integrou a programação da Semana, afirmando que "ações como esta, realizadas pela Prefeitura de Salvador, visam reduzir desastres em encostas com o uso de tecnologia inovadora, voltada às comunidades que mais precisam, objetivo este que nos levou a dotar a Defesa Civil do que há de mais moderno no Brasil".

Ainda segundo o prefeito, "essas transformações começaram na gestão de ACM Neto, há nove anos, quando encontramos a Codesal desestruturada para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Hoje somos referência nacional, integrados ao Acordo de Paris, e buscando envolver as outras Prefeituras da Bahia nesse direcionamento".

Ele destacou ainda que a Prefeitura já realizou investimentos em proteção de encostas em 330 das 1.040 áreas de risco existentes na capital, equivalentes a um terço do total e "mais ainda será feito".

O diretor geral da Codeal, Sosthenes Macêdo, destacou que "esta Semana Nacional de Redução de Desastres mostra muito do que se construiu em nove anos pelas gestões de ACM Neto, do prefeito Bruno Reis e da vice Ana Paula Matos, buscando salvar vidas e que permitiu que a Operação Chuva 2021 não registrasse ocorrência fatais", acentuou. Ao entregar os diplomas aos Destaques da Operação Chuva 2021, ele elogiou o trabalho colaborativo dos órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil: "vocês são os responsáveis pelas vidas salvas”.

Patrimônio cultural

A programação do evento foi aberta com a bem-humorada fala do ator e presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, que afirma admirar o trabalho da Defesa Civil de Salvador: "minha impressão é de espanto pela coragem de se lidar com o imprevisível, por mais que se planeje e organize, o órgão terá de lidar com as surpresas do clima. Lidar com os imprevistos climáticos, com histórias humanas, identidades. Isso requer coragem".

Ele ponderou ainda que além de lidar com vidas, a Codesal se preocupa com um dos maiores e mais importante patrimônios culturais do mundo por meio do projeto Casarões que "busca a conservação desse valoroso acervo arquitetônico muitas vezes deteriorados por falta de consciência ou dinheiro. Todos temos que lutar para preservar o patrimônio cultural de nossa cidade".

Fortalecimento de Nupdec

Fechando o ciclo de atividades da Semana Nacional de Redução de Desastres foi realizado encontro de fortalecimento do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) em Vila Sabiá (Liberdade), conduzido pela assistente social e responsável pelo Setor de Articulações Comunitárias e Voluntariado da Codesal, Neyla Menezes.

Ela explica que buscando capacitar comunidades onde há maior risco, “a Codesal tem promovido programas educativos como o de formação de Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) e o Nupdec Mirim, que contemplam capacitação em defesa civil e percepção de risco para demandas emergenciais, de modo que os moradores saibam lidar com eventuais perigos decorrentes de fatores climatológicos”.

Homenageados

Além do prefeito Bruno Reis, receberam a Comenda "Ordem de Mérito de Proteção e Defesa Civil, a vice-prefeita, Ana Paula Andrade Matos Moreira, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alexandre Lucas Alves, o diretor do Codecon, Humberto Rodrigues Viana Junior, e Jay Márcio Ferreira Neves (in memorian), ouvidor setorial da Prefeitura.

A Comenda de "Amigo da Defesa Civil" foi entrega ao comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel BM Adson Marchesini, ao superintendente do Iphan, Bruno César Sampaio Tavares, ao diretor do Cemaden, Osvaldo Luiz Leal de Moraes, ao secretário da Sempre, Kiki Bispo, a subsecretária da Semge, Isabela Loureiro Manso Cabral, ao subprocurador geral do município, Eduardo Carvalho Vaz Porto, ao chefe da   Assistência Militar do Gabinete do Prefeito, major PM Luciano Santos Silva, ao  presidente a Limpurb, Omar Antônio Gordilho de Britto, ao diretor de Prevenção a Violência e Segurança Urbana (DPV) - GCMS, Maurício Rosa Lima, e a assessora técnica da Codesal, Leilane de Oliveira Souza.

Receberam a comenda "Destaque da Operação Chuva 2021, a secretária da Secom, Renata Gendiroba Vidal, o superintendente da Transalvador, Marcus Vinicius Passos Raimundo, o presidente da Desal, Virgílio Teixeira Daltro, o diretor de Operações da Limpurb, Carlos Augusto da Silva Gomes, a diretora da Sempre, Kelly Barbosa Figueiredo Morais, o diretor de Manutenção da Infraestrutura Urbana (Seman), Marcílio de Souza Bastos, a coordenadora do Escritório de Projetos Sociais – SEGOV, Simone Café Ribeiro dos Santos, a gerente regional – GRE Centro I, Geisa Barreto Soveral, Superintendente de Produção de Água e Esgoto – Embasa, Flávio Correa Lordello,  a coordenadora de Fiscalização – Limpurb, Ivelise Cristina de Freitas Moreira, a Subcoordenadora / MPEL-CSS - Sedur, Ana Kelly Santana Marques de Almeida,  o Chefe do Setor de Apreensão e Demolição de Bens (SEAPB) - Sedur, Raimundo Fraga da Silva,  a liderança de Vila Picasso, Fábio José Nascimento dos Santos, o engenheiro da Codeal, Wilson Parcero Lima, o arquiteto da Codesal, Nilson Antonio Marques Matos, a assistente social da Codesal, Adriana de Carvalho Alves, o técnico da Codeal, Thiago Felipe Nogueira de Jesus, o técnico de informática, Lucas Souza Pimentel, o técnico Operacional do Setor de Resposta a Desastres da Codesal, Matheus Tauan Gomes Costa e tecnico da Codesal, João Pereira da Luz.

ASCOM-CODESAL

08/10/2021