Semana Nacioal de Rediução de Desastres 2021

Ao apresentar palestra inaugural da Semana Nacional de Redução de Desastres 2021, a vice-prefeita Ana Paula Matos traçou um paralelo entre o ano de 2015, quando em função das fortes chuvas ocorreram perdas de vidas, e o ano de 2020, o mais chuvoso dos últimos 36 anos em Salvador, para ressaltar o salto qualitativo de gestão implantado na Defesa Civil de Salvador:
"Os acontecimentos de 2015 foram um marco para a transformação da gestão da Codesal que recebeu investimentos que a qualificaram para preservar vidas nas áreas de risco como ocorreu em 2020 e 2021, apesar da pandemia e das incertezas climáticas", destacou.

A programação do primeiro dia da Semana Nacional de Redução de Desastres 2021, iniciadas hoje (04/10), foi aberta com mensagens do prefeito Bruno Reis e do diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Transmitida por videoconferência, o evento, que vai até sexta-feira (08/10) tem como tema “Defesa Civil - Novas estratégias em ano de pandemia".

O prefeito Bruno Reis afirmou que investimentos em redução de risco é uma prioridade de sua gestão: “estamos certos, enquanto gestores, que fizemos o melhor para salvar vidas e reduzir os riscos para a população".

O diretor Sosthenes Macêdo, por sua vez, agradeceu à colaboração dos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC): "quero expressar minha gratidão pela presença de vocês e pela inestimável colaboração para o sucesso das atividades da defesa civil nesses tempos árduos que nos tem permitido ampliar a segurança dos que mais precisam em nossa cidade".

Ainda segundo ele, "esses resultados atingem o principal objetivo de nossa missão que é o de preservar vidas, e que se configuram em um atestado de vitória da gestão do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos".

O objetivo do evento é ampliar a percepção de risco da população, mediante a adoção de práticas preventivas, principalmente nas comunidades que vivem em áreas de risco.

Palestras

Ainda em sua palestra, a vice-prefeita destacou que os sistemas não existentes antes 2015 passaram a integrar a nova lógica de defesa civil que se tornou indispensável em uma cidade com tantas áreas de risco. “Com o respeito àquelas vidas perdidas nos, enquanto gestão pública, nos reorganizamos para fazer frente aos novos desafios, entre os quais uma assistência social mais coesa, o estímulo ao protagonismo comunitários traduzidos nos Núcleos Comunitário de Proteção e Defesa Civil, os Nupdecs e os Nupdecs Mirins”, resumiu.

Em seguida foi apresentada a palestra com o tema “Resíduos – Realidades e desafios”, pelo presidente da Limpurb, Omar Gordilho, e pelo diretor de Manutenção de Infraestrutura Urbana da Seman, Marcílio Bastos.

No período da tarde, foi realizada visita técnica tendo como abordagem “Geomanta - Ferramenta utilizada na prevenção de acidentes”, pelo subcoordenador de Atendimento Emergencial, Esmeraldo Tranquilino, e pelos engenheiros da Codesal, Danilo Alves, Eduardo Santana e Otto Moutinho. O recurso tecnológico permite a proteção de encostas, levando maior tranquilidade aos que vivem em taludes. Até agora já foram aplicadas 210 geomantas em áreas de risco deixando as cidades mais preparada para os instantes chuvosos e reduzindo os deslizamentos e desabamentos".

Participaram da visita técnica, profissionais da Secis, Sedur, Seinfra, Seman, Codesal, Desal, Fundação Mario Leal Ferreira e Sucop

ASCOM – CODESAL

04/10/2021