"Defesa Civil - Novas estratégias em ano de pandemia" será o tema central do ciclo de palestras da Semana Nacional de Redução de Desastres 2021 a ser promovida pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) entre 04 a 08 de outubro.

O objetivo do evento, que será online (pela plataforma Zoom; os vídeos poderão ser acessados posteriormente pelo link www.youtube.com/DefesacivilSalvador) e presencial (seguindo todos os protocolos de segurança sanitária), é ampliar a percepção de risco da população, mediante a adoção de práticas preventivas, principalmente nas comunidades que vivem em áreas de risco e capacitar profissionais envolvidos na operação da Defesa Civil.

“Essas discussões visam ressaltar as atividades realizadas pela Defesa Civil e pela Prefeitura de Salvador voltadas a preservar vidas, estimulando e incutindo na sociedade e demais órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) a percepção do risco, além de orientar sobre como agir em situações emergenciais”, explica o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo.

A Semana Nacional de Redução de Desastres, cuja programação ocorrerá nos turnos da manhã e tarde, terá a participação de vários especialistas, com uma ampla gama de palestras e debates entre os quais “Ações em tempo de pandemia”; “Conscientização das mudanças climáticas”; “Comunidade participante” e “Preservação e proteção da cidade”, temas que certamente ampliarão o conhecimento dos colaboradores do SMPDC e da população em geral no âmbito protetivo da Codesal.

Abertura

O prefeito Bruno Reis apresentará a mensagem a abertura do evento, dia 04/09, às 9h, cujo o tema central do primeiro dia será "Ações em tempos de pandemia". O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, apresentará, na sequência, a mensagem sobre as atividades do órgão no período. Em seguida, a palestra de abertura será proferida pela vice-prefeita Ana Paula Matos que falará sobre as “Novas estratégias em tempo de pandemia".

Às 10h30, será apresentado o tema “Resíduos – Realidades e desafios”, pelo presidente da Limpurb, Omar de Brito, e pelo diretor de Manutenção de Infraestrutura Urbana da Seman, Marcílio Bastos.

No período da tarde, engenheiros da Codesal e do SMPDC realizam visitas a campo para destacar a importância das geomantas como ferramenta indispensável na prevenção de acidentes nas comunidades em áreas de risco.

Impactos do clima

“Impacto das mudanças climáticas” é o assunto das discussões de terça-feira (05/10). A mensagem de abertura será apresentada, a partir de 9h, pela secretária da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), Edna de França Ferreira. Em seguida, será proferida a palestra online “Mudanças climáticas x Eventos recentes”, a ser proferida pelo vereador André Fraga, engenheiro ambiental e ex-secretário da Secis.

Outras palestras integram a programação do dia, entre as quais “Principais consequências das chuvas em Salvador”, a ser apresentada pelos engenheiros da Codesal, Cézar Bello e Patrícia Cordeiro, e “Monitoramento tecnológico na prevenção de acidentes”, pelo meteorologista da Codesal, Giuliano Carlos do Nascimento, e pela engenheira ambiental e sanitarista da Codesal, Milena Ferreira.

Prevenção nas comunidades

Na quarta-feira (06/10), o tema central das discussões será “Comunidade Participativa”, com a mensagem de abertura realizada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves. Seguem-se, entre outras, as palestras “Protagonismo comunitário – A importância das lideranças nas ações de prevenção”, pela coordenadora do Escritório de Projetos Sociais do GABVP, Simone Café, e pela subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana.

A Semana Nacional de Redução de Desastres continua na quinta-feira (07/09) com o tema "Preservação e Proteção da Cidade". A mensagem de abertura será apresentada pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel BM Adson Marchesini. Entre as palestras a serem apresentadas neste dia estão “Salvador da Bahia - Olhares sobre a cultura material e iconografia”, pelo historiador e mestrando em Cultura Material e Iconografia, Rafael Dantas, e “Lei de manutenção predial de Salvador como instrumento de prevenção”, pelo coordenador de Fiscalização Urbanística e de Segurança da Sedur, engenheiro Everaldo Freitas.

Encerrando o evento, a programação da sexta-feira (08/10) será presencial, no Teatro Gregório de Matos, com o bate-papo “Falando de Gente”, com o presidente da Fundação Gregório de Matos, Fernando Guerreiro, seguida da abertura da solenidade de premiação pelo diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, sequenciada pela entrega de placas e diplomas de Ordem do Mérito de Proteção e Defesa Civil; Amigo da Defesa Civil e Destaque da Operação Chuva.

Enfrentamento da pandemia

“Como serviço essencial da Prefeitura de Salvador, a Codesal não parou neste mais de ano e meio de pandemia do coronavírus. Para tanto adotou rígidos protocolos de enfrentamento de situações de risco diante da grave crise na saúde pública”, relata Sosthenes Macêdo.

Apesar da crise sanitária, os esforços preventivos adotados permitiram à Defesa Civil, no período de duas Operações Chuva, a de 2020, que registrou o intervalo mais chuvoso em 36 anos, e a de 2021, não contabilizar vítimas fatais em função dos efeitos das alterações do clima nas encostas de Salvador, atingindo o principal objetivo de sua missão que é o de preservar vidas, sendo esses resultados um atestado de vitória da gestão do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, destaca.

Segundo Sosthenes Macêdo, essa premissa vem se intensificando desde 2016, quando a Codesal foi reformulada por ACM Neto, passando a receber investimentos tecnológicos de antecipação de risco climático e intensificar suas ações educativas e preventivas voltadas às comunidades que mais precisam, a gestão municipal não tem medido esforços para reduzir acidentes.

Vistorias

O órgão mantém plantão 24 horas, atendendo às demandas de vistorias da população feita pelo telefone gratuito 199. De 01º de março de 2020, mês em que se iniciou a pandemia em Salvador, até 30 de setembro de 2021, a Codesal realizou 23.521 vistorias.

Protocolos sanitários

Em um primeiro momento, ainda em 2020, em decorrência da ausência de imunizantes, a Codesal adotou os protocolos preventivos em concordância com medidas então anunciadas pela Prefeitura. Entre os quais controle sanitário para prevenir a aglomeração de servidores; rodízio semanal entre os diversos setores; medição de temperatura; entrega e colocação de lona passou a ser feita exclusivamente pela Limpurb; deslocamento de parte da equipe para o teletrabalho, além de fechamento do portão de entrada, monitorado pela GMS, cujo acesso era permitido a pessoas autorizadas.

O número de pessoas transportadas por veículos à serviço da Codesal foi limitado e passaram circular com o ar condicionado desligado e as janelas abertas; foi intensificada a oferta de álcool gel 70% e de mascaras, além do estímulo à higiene das mãos nas diversas pias instaladas na sede do órgão desde o início da pandemia.

Em acréscimo foram adiadas as atividades educativas com os simulados de evacuação de área, o Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE), e a formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), entre outros.

ASCOM - CODESAL

Setembro de 2021

 

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui