O projeto Nupdec Mirim, da Defesa Civil de Salvador (Codedsal), recebeu certificado de reconhecimento pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil como exemplo de "Boas Práticas" no eixo temático de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, o documento serve de porta de entrada do projeto da Codesal no Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil, lançado dia 23/09 pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

O banco reúne 78 iniciativas de sucesso promovidas por órgãos estaduais e municipais de defesa civil de todo o País.

O Nupdec Mirim foi desenvolvido pela Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, tendo como propósito suprir a lacuna deixada pela interrupção de programas do órgão, a exemplo do Programa de Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e Nupdecs, realizados nas comunidades e na rede pública municipal, devido às restrições impostas pela pandemia.

"O Nupdec Mirim que recebeu apoio irrestrito do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, busca apresentar propostas educativas para crianças, que vivem em áreas de risco, com conteúdos de defesa civil, primeiros socorros e percepção de risco, acreditando que elas são a principal ferramenta de transformação da sociedade, respeitando nas reuniões todos os protocolos de segurança sanitária", explica o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo. Ele ressalta que este foi o primeiro programa colocado em prática pela atual gestão.

As iniciativas contempladas pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil foram organizadas com base nos seguintes temas: Capacitação, Gestão Sistêmica, Mapeamento de Áreas de Risco, Núcleos Comunitários, Defesa Civil na Escola, Monitoramento e Alerta, Iniciativas para as Comunidades e Planos de Contingência.

“O Banco de Boas Práticas propicia a todos os profissionais das Defesas Civis estaduais e municipais a oportunidade de conhecer o que tem sido feito de bom em outros locais e aplicar nas suas próprias localidades”, afirma Alexandre Lucas. "Esta ferramenta será importante para melhorarmos as políticas públicas relacionadas à proteção e defesa civil”, completa.

Link para acessar o Banco: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/boas-praticas

ASCOM – CODESAL
29/09/2021