Famílias que vivem na Rua Dr. Oswaldo Cruz, em Castelo Branco, foram contempladas com uma geomanta entregue pelo prefeito Bruno Reis, na manhã de 23/06. O ato simbólico contou com a participação do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, de outras autoridades, lideranças e moradores da localidade.

A proteção de encosta tem área 1.451,00 m² com investimentos de R$ 200.774,87, beneficiando 50 famílias. A iniciativa, usando a técnica da geomanta, integra as ações preventivas desenvolvidas pela Defesa Civil de Salvador em áreas de risco da capital baiana. O processo de instalação da geomanta começa com limpeza e remoção de materiais como vegetação, lixo, restos de obra e revestimento solto.

"A técnica inovadora de cobertura de taludes tem trazido resultados positivos em Salvador e levado tranquilidade às comunidades situadas em áreas de risco. O objetivo maior de nossa gestão é preservar vidas. Não estamos imunes a problemas, mas temos equipes prontas para dar resposta o mais rápida possível", ressaltou o Bruno Reis.

"Há cinco anos, quando a gestão do prefeito ACM Neto ampliou as ações preventivas, continuadas pelo prefeito Bruno Reis, já foram aplicadas 209 geomantas em áreas de risco e outras estão em fase de execução", destaca o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Antes da intervenção, técnicos da Codesal identificaram pontos de deslizamento no local, onde há imóveis, localizados na base e na crista da encosta, com risco de acidente, quando são indicadas a aplicação de geomanta e projeto de drenagem.

ASCOM - CODESAL

23/06/2021