Destinada à proteção de encostas e a salvar vidas em períodos chuvosos, as geomantas tem sido alvo da ação criminosa de vândalos. Apesar das atividades educativas e fiscalizações contínuas para garantir a preservação do patrimônio público, esses equipamentos são frequentemente danificados, causando prejuízos estimados em
R$ 110 mil e colocando em riscos famílias que passaram a viver com mais segurança, principalmente nos períodos chuvosos em Salvador, após a instalação do equipamento.

As regiões de maior incidência deste tipo de vandalismo foram Boa Vista de São Caetano, Boa Vista do Lobato, Bom Juá, Brotas, Calabetão, Campinas de Pirajá, Canabrava, Castelo Branco, Engenho Velho da Federação, IAPI, Novo Marotinho, Periperi, Rio Vermelho e Tancredo Neves.

"As depredações são, geralmente, praticadas por alguns moradores, principais beneficiados, que revelam falta de civilidade e entendimento de que as geomantas são destinadas a segurança deles próprios e da comunidade onde vivem", definiu o diretor geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macêdo. Ele pediu a colaboração de todos para a preservação desse equipamento público que “tem se demonstrado eficaz em salvar vidas”.

Segundo o subcoordenador de Atendimento Emergencial, Esmeraldo Tranquilino, 16 geomantas foram danificadas por atos de vandalismo. "Esses danos perpetrados na estrutura da geomante muitas vezes envolve corte para a colocação de pilares de imóveis, queima de lixo, escavações, entre outros, o que resulta na redução da vida útil do equipamento e de sua principal função que é evitar o encharcamento do solo e consequentes escorregamentos de terra", diz.

A aplicação de geomantas tem sido uma das principais ações preventivas adotadas pela Prefeitura de Salvador por meios da Codesal. A cidade já conta com 208 proteções desse tipo, sendo que outras estão em execução.

A estrutura é formada por um composto de PVC e geotêxtil com cobertura de argamassa jateada. A tecnologia é capaz de impermeabilizar o talude evitando erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível deslizamento do terreno. Desde 2016, os investimentos, feitos pela gestão de ACM Neto e continuados pelo prefeito Bruno Reis, tem priorizado projetos preventivos em comunidades que vivem em áreas de risco.

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA

A Estação Meteorológica, instalada no Parque da Cidade, também sofreu ações criminosas. Segundo a chefe do setor do Sistema de Alerta e Alarme do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), Carla Viana, o equipamento foi danificado em três oportunidades quando vândalos levaram cabo de aterramento e conduites, danificaram o pluviômetro e o módulo transmissor.

"Esses equipamentos são Indispensáveis ao monitoramento meteorológico, permitindo a coleta em tempo real das informações necessárias ao acompanhamento e alerta preventivo de desastres naturais", explica Carla Viana.

O gasto na manutenção do equipamento após os dois primeiros furtos chegou a cerca de R$ 4 mil.

ASCOM – CODESAL

04/06/2021