A proteção de encosta na Av. Pereira foi entregue hoje pela Prefeitura de Salvador como parte das ações preventivas da Operação Chuva 2021

A comunidade da Av. Pereira, no Lobato, Subúrbio Ferroviário, foi contemplada com uma geomanta entregue pelo prefeito Bruno Reis, nesta quarta-feira (21/04). Além do chefe do executivo municipal, participaram do ato a vice-prefeita, Ana Paula Matos, o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, outras autoridades, lideranças e moradores da localidade.

A proteção de encosta tem área de 2.040,30 m² com investimentos de R$ 282.316,31, beneficiando um total de 138 famílias.

Antes da intervenção, técnicos da Codesal identificaram pontos de deslizamento no local, onde existem imóveis, localizados na base e na crista da encosta, com risco de acidente, indicando a aplicação de geomanta e projeto de drenagem.

“A cada proteção de encosta que entregamos nos sentimos recompensados e seguros de que a cidade está mais preparada para as chuvas. Estamos cada vez mais investindo nessas intervenções cujo principal objetivo é preservar vidas”, disse Bruno Reis.

"Desde de 2016, quando a gestão de ACM Neto passou a adotar a inovadora tecnologia, agora continuada pelo prefeito Bruno Reis, já foram aplicadas 207 geomantas em áreas de risco e outras estão em fase de execução", destaca o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Ele acentua que essas intervenções protetivas levam tranquilidade à população: “A aplicação de geomantas em áreas de risco integra a estratégia de ações preventivas desenvolvidas ao longo do ano pela Defesa Civil de Salvador, como preparativo para Operação Chuva que ocorre entre março e junho, período mais chuvoso na capital”, acrescenta.

Preservar vidas

A Prefeitura de Salvador tem priorizado os trabalhos de prevenção e contingência da Defesa Civil. Neste sentido, as equipes da Codesal atuam desde a realização de vistorias técnicas de imóveis e áreas de risco com a notificação de moradores quando necessário, monitoramento de pontos críticos de alagamento e identificação da necessidade de intervenções, até capacitação de comunidades com a realização de programas educativos a exemplo dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

“Como parte dessa estratégia de preservar vidas, temos 11 sistemas de alerta e alarme, estações meteorológicas e hidrológicas, 54 pluviômetros, além do trabalho dos técnicos que vão a campo e de uma central de monitoramento, que é uma das mais modernas do Brasil”, acentuou o titular da Codesal.

O processo de instalação da geomanta começa com limpeza e remoção de materiais como vegetação, lixo, restos de obra e revestimento solto. Em seguida, é feita a aplicação do material formado por um composto de PVC e geotêxtil, com posterior revestimento com argamassa de concreto que impede a perfuração e pintura antifungos. A fase de acabamento engloba instalação de calhas, cerca de proteção e reconstituição da drenagem.

ASCOM - CODESAL

21/04/2021