A Defesa Civil de Salvador acionou as sirenes de alerta das comunidades do Alto da Terezinha (Mamede), no Subúrbio Ferrorivário, na madrugada desta sexta-feira (09/04); em Moscou, Castelo Branco, e Bosque Real, em Sete de Abril, ao longo do dia.

As sirenes integram o Sistema de Alerta e Alarme da Codesal que é acionado quando o acumulado de chuvas atinge 150mm em 72h, com o objetivo de alertar os moradores e evacuar famílias em função do risco de deslizamento de terra devido as fortes chuvas que atigem a capital baiana.

Segundo o diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo, "foi registrado um grande acumulado de chuva em algumas regiões da capital baiana ao longo desta sexta-feira e a previsão é de mais chuvas moderadas e fortes para as próximas horas".

Este é o motivo da necessidade do alerta em áreas de risco, previsto no Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC). Inicialmente, a sirene emite um sinal sonoro e em seguida, a mensagem explicando que há risco de deslizamentos na área, alertando aos moradores que se dirijam para locais seguros e pontos de apoios.

Conforme Sosthenes Macedo, foram registrados em 72h acumulados de 172,2mm, em Mamede; 159,6mm, em Moscou; 151,6mm, em Bosque Real", acrescentando que há a possibilidade da sirene ser acionada em Calabetão.

Ele pede que as pessoas, que vivem em áreas de risco, que fiquem atentos pois "o solo ainda está encharcado, razão pela qual há a possibilidade de escorregamento de terra. Na perspectiva de qualquer escorregamento, fissura ou rachaduras em suas casas, por favor contatar a Codesal pelo número 199", alertou.

A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência disque 199.

ASCOM - CODESAL
09/04/2021