A Defesa Civil de Salvador inicia, nesta quinta-feira (01/04), a Operação Chuva 2021 quando são intensificadas as ações preventivas e emergenciais voltadas a reduzir os efeitos do período mais chuvoso na capital baiana entre abril e junho. O decreto que institui a Operação foi assinado pelo prefeito Bruno Reis no dia 15/03 em ato simbólico realizado na sede da Codesal, quando foi anunciado que este ano os investimentos serão da ordem de R$ 48,4 milhões.

"Nesse período, a Codesal intensifica as vistorias técnicas de imóveis e áreas de risco com a notificação de moradores quando necessário, monitora pontos críticos de alagamento e identifica a necessidade de intervenções, a exemplo de demolição, limpeza de canal e colocação de lona", explica o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

As inspeções em áreas de risco tiveram início hoje, quando o diretor da Codesal realizou vistorias de geomantas nas ruas Ceará, Pituba, e Waldeloir Rego, em Cajazeiras VI, e na estação hidrológica, em Pituaçu.

Etapas

A Operação Chuva é dividida em duas etapas, uma delas preparatória – que ocorre ao longo do ano e corresponde à identificação do risco e a realização de ações preventivas, principalmente em áreas de encostas. A outra etapa é de alerta, realizada entre abril a junho, com medidas de monitoramento e resposta às situações de risco ou desastre.

Parte da etapa preparatória, a Prefeitura de Salvador, entre as gestões dos prefeitos ACM Neto e Bruno Reis, já investiu na construção de 102 muros de contenção e na aplicação de 206 geomantas em regiões de risco.

Em acréscimo, foram colocadas cerca 43.434 m² de lona plástica, entre janeiro e fevereiro deste ano, como ação paliativa e preventiva. Também foram realizadas a limpeza e remoção de lixo acumulado, a drenagem superficial de água acumulada em encostas, a manutenção e recuperação de escadarias, limpeza de bueiros, limpeza de canais e córregos, entre outras medidas.

Ao longo do mês de março foram realizadas reuniões de alinhamento com os órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC), cuja coordenação executiva cabe a Codesal. Segundo Sosthenes Macêdo, "a participação ativa do SMPDC é indispensável para o bom andamento da Operação Chuva".

No dia 29/03, a Codesal reuniu o Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais, instituído pelo decreto nº 29.187/2017 que criou o regimento da Codesal, para detalhar as atividades da Operação e reforçar a importância do grupo para o sucesso das ações.

Com o objetivo de aproximar os órgãos parceiros com as práticas da Codesal, foram realizadas atividades de capacitação com foco em percepção de risco e defesa civil institucional envolvendo subprefeitos e conselheiros comunitários regionais das dez Prefeituras-Bairro, técnicos da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), de lideranças da Ilha de Maré, de Bom Jesus e dos Frades, entre outras.

Preparativos

Ainda como parte dos preparativos, 144 eletricistas da Coelba, entre os quais 44 mulheres, participaram hoje de treinamento, realizado por videoconferência, sobre defesa civil institucional, ministrado por Sosthenes Macêdo, e percepção de risco, conduzido pelo engenheiro Cézar Bello.

Com o início da etapa de alerta, os órgãos e entidades participantes da Operação Chuva ampliam a atenção às áreas de risco, priorizando atividades voltadas a minimizar a ocorrência de desastres ou os seus efeitos. Neste sentido, o diretor da Codesal e o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Humberto Viana, realizaram, dia 26/02, um sobrevoo na capital baiana com o objetivo de realizar vistoria aérea de vários pontos da cidade que são áreas de risco monitoradas pela Codesal.

Tem papel preponderante ao longo da Operação, as análises de risco climatológico realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) que, quando devido a fortes chuvas, envia alertas às comunidades por SMS, e pelo acionamento do Sistema de Alerta e Alarme, nas regiões onde estão instalados.

Estes procedimentos são executados obedecendo a protocolos estabelecidos no Plano Preventivo de Defesa Civil - PPDC, para acompanhamento e avaliação do quadro evolutivo dos fenômenos climáticos que oferecem risco à população.

"Desde 2016, quando a Codesal foi modernizada e passou a adotar a focar em preventivas, a cidade está muito mais preparada para as chuvas e as famílias, que vivem em áreas de risco, agora estão mais tranquilas e em segurança”, ressalta Sosthenes Macêdo.

ASCOM - CODESAL

01/04/2021