A Defesa Civil de Salvador (Codesal) capacitou, ao longo desta semana, subprefeitos e conselheiros comunitários regionais das dez Prefeituras-Bairro como parte dos preparativos para a Operação Chuva 2021. A “Semana de Capacitação em Ações de Prevenção", iniciada dia 15/02 e encerrada nesta sexta-feira (19/02), teve 119 participantes, sendo realizada em parceria com a Secretaria de Articulação Comunitária e Prefeituras-bairro.

A atividade buscou aproximar os subprefeitos e conselheiros comunitários regionais no estímulo à participação do cidadão para que possam agir em uma situação de emergência. Os módulos da capacitação incluíram conhecimentos sobre Defesa Civil Institucional e Percepção de Risco. Foram capacitados nesta sexta-feira os subprefeitos e conselheiros comunitários regionais das Prefeituras-Bairro de Cajazeiras e Valéria.

Anualmente, entre março e junho, período de maior volume de chuvas em Salvador, a Prefeitura de Salvador decreta a Operação Chuva que, sob a coordenação da Codesal, envolve os órgãos parceiros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil em ações preventivas.

"Nossa gratidão à participação ativa dos subprefeitos e conselheiros municipais regionais das Prefeituras-Bairro nessa semana de capacitação, o que certamente facilitará a coordenação da Codesal ao longo da Operação Chuva nas ações de redução de ocorrências e na proteção das comunidades", destaca Sosthenes Macêdo.

Por sua vez, o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Humberto Viana, acentuou “ser importante, quando a cidade se prepara para o período mais chuvoso, que a Prefeituras -Bairro esteja apta a colaborar com o bom desempenho das atividades preventivas da Codesal e demais órgãos “.

ASCOM - CODESAL

19/02/2021