A consultora em vulnerabilidade e adaptação da empresa WayCarbon, Melina Amoni, participou de reunião com técnicos da Codesal, nesta terça-feira(18/02), para conhecer as atividades do órgão e em especial a produção de dados climatológicos pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador. Essas informações subsidiarão a elaboração do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima em Salvador, um dos íntens da Estratégia de Resiliência lançada pelo Prefeito ACM Neto, em março de 2019. A gestão do trabalho é feita da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência – Secis.

 Segundo Melina, “o objetivo do encontro foi coletar insumos relativos ao clima, áreas de risco e demais dados coletados pelo Mapeamento para Áreas de Risco (Mapa) de modo a elabora o Índice de Risco Climático de Salvador”. Ela adiantou que em março haverá uma nova reunião de avaliação dos resultados preliminares.

 Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Prodetur, e do Grupo C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima, o plano será desenvolvido por um consórcio formado pela WayCarbon, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e a ONG internacional WWF, além de uma equipe de consultores e do apoio local da Aganju Sustentabilidade.

 Como meta da atual gestão, a cidade tem buscado desenvolver mecanismos e estratégias para prevenir e reagir às alterações climáticas e ficar cada vez mais perto de cumprir as metas do Acordo de Paris, que cria compromissos locais e globais para mitigação e adaptação climática, além de metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa.

 Com uma década no mercado, a WayCarbon é referência em assessoria sobre mudanças globais do clima, gestão de ativos ambientais e no desenvolvimento de estratégias e negócios visando a ecoeficiência e a economia de baixo carbono.

 O desenvolvimento do Plano de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima coloca a capital baiana em posição de referência entre as principais cidades do mundo e reforça o papel central dos municípios como território para ação e implementação da agenda climática. A conclusão de execução do plano é prevista para agosto.

 

ASCOM - CODESAL

18/02/2020