As ações a serem coordenadas pela Defesa Civil na Operação Carnaval 2020, segundo o seu Plano de Contingência, foram apresentadas em reunião realizada, hoje (14/02), na sede da Codesal. O plano, atualizado anualmente, é uma ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) durante o megaevento que envolve um público estimado em dois milhões de pessoas nos dias de festa.

O objetivo é identificar as vulnerabilidades existentes nos circuitos, propondo e executando medidas para diminuir os riscos, com o objetivo de garantir a segurança dos foliões e possibilitar agilidade nas ações de resposta aos acidentes que possam ocorrer. Paralelamente, no período da festa, a Codesal reforçará seu plantão de 24 horas atendendo as demandas pelo telefone gratuito 199.

"O bom resultado dessas ações depende da ação conjunta com os órgão parceiros do SMPDC. Manteremos equipes especializadas em locais estratégicos dos circuitos do Carnaval de modo a prestar atendimentos emergenciais que se façam necessários, monitorando as condições de segurança ao longo dos trajetos, inclusive nos bairros que terão programação oficial da festa", afirmou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

O conhecimento das situações adversas, que possam ocorrer durante a festa, permite à Defesa Civil planejar ações preventivas que reduzam possíveis riscos, visando a segurança dos foliões. Entre os fatores de risco, estão as estruturas provisórias (palcos, praticáveis, arquibancadas etc), veículos, concentração de pessoas, barracas e ambulantes obstruindo o circuito, marquises, entre outros.

A Defesa Civil manterá bases operacionais, articuladas com os órgão diretamente envolvidos com a segurança no Circuito Dodô/Barra-Ondina  e nos Circuitos Osmar/ e Batatinha/ Pelourinho. Paralelamente engenheiros de plantão da Codesal promoverão inspeções nos bairros, observando as condições de segurança nos locais em que acontecerão os shows.

ASCOM – CODESAL

14/02/2020