As propostas de atividades a serem desenvolvidas pela Unijorge no primeiro semestre deste ano, como parte do convênio firmado entre a Prefeitura de Salvador e Instituições do Ensino Superior de Salvador (IES), foram apresentadas à Defesa Civil de Salvador (Codesal) na tarde dessa quinta-feira (13/02) em reunião na sede do órgão.
 
As intervenções, a serem realizadas na comunidade de Novo Horizonte, localizada em área de risco, e integrante da Prefeitura Bairro Cabula-Tancredo Neves, envolvem orientações técnicas nas áreas de engenharia, arquitetura e urbanismo, nutrição, saúde e direito, com os projetos "Essa Casa Sou Eu", "Gestão Sustentável da Água", "Dia da Prática Jurídica e Responsabilidade Social".
 
A professora Loris Brantes, que procedeu a apresentação, destacou que as atividades têm como base a Escola Municipal Novo Horizonte cuja gestão vem oferecendo o apoio logístico para o desenvolvimento dos projetos. Ela explicou, entre outras coisas, que o projeto "Essa Casa Sou Eu", idealização do curso de Arquitetura e Urbanismo, "envolverá assistência técnica voltada à redução de risco construcionais nos imóveis. Foram cadastradas 70 famílias, sendo que inicialmente 10 delas serão atendidas".
 
Durante a apresentação, o reitor da Unijorge, Guilherme Marback e o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacaram a importância desta parceria entre a Unijorge e a Codesal, que desde 2018 vem apresentando resultados significativos na comunidade do Novo Horizonte, voltados à promoção de cidadania e prevenção de situações de risco de desastres naturais.

 

 Participaram da apresentação, o reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais, a chefe do Setor de Núcleos Comunitários e Voluntariado, Simone Café, os professores da Unijorge Charles Soares, coordenador de TI, Loris Brantes, coordenadora do curso de Arquitetura e Márcio Soussa,  professor de computação, os estudantes Daniele Vitória e Micael Trevisan, entre outros.

 HISTÓRICO

 Em novembro de 2017, o prefeito ACM Neto e o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, assinaram Convênio de Cooperação Técnica e Científica com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES), a exemplo da Unifacs, Unijorge, UCSal, Estácio, Maurício de Nassau e Ruy Barbosa, em solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza.

 O convênio prevê, entre outras ações, a execução de estudos e projetos de urbanização em áreas de ocupação precária, reforçando as ações da Codesal no município. As instituições envolvidas atuam em estreita colaboração com as Prefeituras-Bairro.

 

ASCOM - CODESAL

13/02/2020