A Escola Municipal Leovícia Andrade, no Calabetão, representará a Defesa Civil de Salvador na Campanha do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Dessatres Naturais (Cemaden) “Aprender para Prevenir”. O objetivo é promover a mobilização para intervenções, espaços de diálogo e construção de conhecimentos sobre ERRD (Educação em Redução de Riscos de Desastres) no âmbito das comunidades escolares.

Em reunião realizada, hoje, na Codesal, em que o assunto foi tratado, o diretor geral Sosthenes Macêdo, acentuou que a Defesa Civil de Salvador vem se destacando nacionalmente ao adotar tecnologia de ponta para a prevenção de desastres por meio da análise de riscos climáticos, feitas no Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), e programas educativos nas comunidades: o Programa de Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e o Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). "A mudança de foco nas ações da Codesal que, a partir de 2016, passou a focar na prevenção nos tornou em uma das principais referências em defesa civil do país", acentouou.

A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, explicou que a escola foi escolhida por ter se destacado nas atividades desenvolvidas pelo Programa de Defesa Civil nas Escolas (PDCE) em 2019. "A abordagem de temas sobre ERRD é uma questão emergencial para a criação de uma cultura de percepção de risco de desastres socioambientais e o enfrentamento das mudanças climáticas", explicou.

Entre os prêmios a serem distribuidos aos vencedores estão a doação de seis pluviômetros (equipamentos que medem a quantidade de chuva) semiautomáticos do Cemaden (a doação se restringe às instituições públicas e será realizada mediante sorteio) 21 kits educativos (livros, cartilhas e outras publicações) sobre ERRD, sendo 18 doados mediante sorteio e três doados por mérito, além de três estações meteorológicas escolhidas pelo mérito da atividade inscrita na campanha.

Participaram da reunião, o diretor geral da Codeal, Sosthenes Macêdo, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, a chefe do Setor de Ações Educativas, Neidy Beto, o gerente regional de educação do Cabula, Roberval Dórea, o coordenador da GRE Cabula, Claudio Amorim e a professora Cristiane Ribeiro Sampaio dos Santos, das turmas contempladas do 5º ano da Escola Leovícia Andrade.

GREs

Em seguida foi realizado um encontro com gestores e representantes das 10 GREs para a definição das 30 escolas que participarão do PDCE em 2020. Presentes, entre outros, os gestores regionais e representantes: Adenildes Teles (GRES Cajazeiras), Rafael Lisboa (GRE Pirajá), Geisa Soveral (GRE Subúrbio I) Ivone Portela (GRE Cidade Baixa e Liberdade) Bruno Lima Cardoso (GRE Orla) Inácio de S.Mattos (GRE Subúrbio II), Gustavo Oliveira (GRE Itapuã), João Paulo Leite dos Santos (GRE S. Caetano) Roberval Dórea (Guru) (GRE Cabula) e José Maria (GRE Centro).

Ascom – Codesal

Jornalista Claudio Bandeira