O  treinamento terá início às 9h deste sábado, dia 27/04, na Vila Picasso e Voluntários da Pátria

Moradores das comunidades de Vila Picasso (Capelinha de São Caetano) e de Voluntários da Pátria (Lobato) vão participar de simulados de evacuação, realizados simultaneamente neste sábado, 27/04, às 9h, pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) com o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Combate à Pobreza e Promoção Social (Sempre).

Ambas as comunidades estão localizadas em áreas de risco, passíveis de deslizamentos de terra ou desabamentos provocados pela ocorrência de chuvas. No decorrer da simulação, os moradores, previamente mobilizados por equipes da Codesal, são orientados a deixarem suas casas e dirigir-se pelas rotas de fuga aos abrigos provisórios, instalados respectivamente na Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes (Capelinha de São Caetano) e na Escola Municipal Santa Luzia do Lobato (Voluntários da Pátria).

"Essas ações são o desdobramento do trabalho preventivo que a Codesal vem realizando nessas comunidades. Nosso objetivo é mostrar à população como se comportar em um episódio de risco, seja de alagamento ou deslizamento de terra”, explica o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

O coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, acrescenta que os simulados visam “garantir a proteção civil da população que vive em áreas de encostas”.

A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, enfatiza a importância da participação de toda comunidade nessas ações: “É indispensável a adesão de todos no simulado que tem o objetivo de treinar para que os cidadãos saibam o que fazer no caso de acidentes em períodos de chuva”, disse. "O simulado é um teste antecipado para o caso de ser necessária a retirada emergencial de moradores de suas casas", destaca a chefe do Setor de Núcleos Comunitários e Voluntariado e coordenadora dos simulados, Simone Café.