A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou nesta terça-feira (04/12) a culminância do Projeto Defesa Civil nas Escolas 2018 em evento realizado na Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy, em São Marcos. O projeto tem como meta formar a comunidade escolar, por meio de ações educativas e participativas, para contribuir na redução de riscos.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou o pioneirismo do PDCE e a sua importância na redução de risco nas comunidades que vivem em áreas de encosta. “Todos que participaram ao longo do ano contribuíram para dar maior capilaridade ao projeto", disse.

Ao falar sobre o projeto, a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais, afirmou que “se trata de uma ferramenta de transformação na qual a criança é o principal foco e multiplicadora da cultura de Defesa Civil”.

A supervisora da GRE - Pirajá, Alessandra Seixas, disse que desde que o projeto PDCE 2018 foi apresentado aos integrantes da regional, ele foi tomado com afinco e dedicação. "Trabalhamos para que tudo desse certo. A Escola Orlando Imbassahy teve uma participação proativa nas etapas do projeto que incluíram apresentação aos alunos, aos professores, atividades com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses e Guarda Civil".

Para Alessandra, “a escola abraçou de fato as atividades, como uma forma de apresentar aos seus alunos a conscientização ambiental, de que alguns deles também moram em áreas de risco e que devem zelar por suas comunidades para que possam, assim, evitar possíveis tragédias”.

CONTINUIDADE

A expectativa da supervisora é a de que o PDCE tenha continuidade e que, em 2019, novas escolas possam ser incluídas no projeto. Este ano, naquela GRE, o PDCE ocorreu além da Escola Dr. Orlando Imbassahy, na Escola Municipal São Marcos que também teve participação ativa no projeto ao longo do ano.

A professora e gestora da Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy, Mariângela Mendes avaliou que houve uma mudança de comportamento entre os alunos após a capacitação promovida pelo PDCE na instituição. “Além do PDCE estar aliado com o projeto pedagógico da escola, voltado para a educação ambiental, houve uma visível transformação no comportamento dos alunos em diversos aspectos", constata.

Ela cita, por exemplo, que no terreno, ao lado a escola, havia constante descarte de lixo pelos alunos. "Agora se pode perceber que não acontece mais isso indicando uma clara tomada de consciência ambiental".

Já a professora do 5º ano, Mônica Naus, diz que os alunos apreenderam a cuidar melhor do local onde vivem e dos equipamentos que ajudam a preservar vidas, a exemplo das geomantas. "Eles não sabiam para que servia a geomanta. Agora aprenderam que serve como contenção da encosta; passaram a dar mais valor à coleta seletiva, utilizando aqui nos trabalhos escolares muitos materiais recicláveis além de começaram a criticar pessoas da comunidade que não colocam lixo no container ou fora do horário".

A aluna Fabiana, do 5º ano D, da Escola Orlando Imbassahy, afirma que o PDCE permitiu a ela e seus colegas a aprenderem vários temas como primeiros socorros que "ensinam como salvar a vida de uma pessoa e também tomar cuidado com doenças transmitidas por animais”. O aluno com deficiência Ronald Nascimento, do 5º ano C, se disse muito feliz por ter confeccionado animais com garrafa pet e jornal.

PROJETO

O PDCE 2018 foi implantado em 31 escolas de Ensino Fundamental I e II da rede municipal localizadas em áreas de risco alto e muito alto da cidade do Salvador, com o intuito de incentivar a formação da cultura de defesa civil, favorecendo a compreensão da realidade e a participação escolar.

Foram capacitados gestores, coordenadores e professores que se tornaram multiplicadores de defesa civil ao incorporar os conhecimentos acrescidos ao currículo escolar por meio da transversalidade, disseminando as ações de prevenção, percepção de risco, meio ambiente, proteção e segurança no dia a dia dos estudantes.

Foram contempladas as seguintes escolas: Escola Municipal Jorge Amado, Escola Municipal do Pescador, Escola Municipal Novo Horizonte, Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, Escola Municipal Dr. Orlando Imbassahy, Escola Municipal Francisca de Sande, Escola Municipal Professor Milton Santos, Escola Municipal Santa Terezinha, Escola Municipal Olga Figueirêdo, Escola Municipal Prof. Suzana Imbassahy, Escola Municipal Vale Das Pedrinhas, Escola Municipal Dr. Marcus Vinicius Vilaça,  Escola Municipal  do Calabetão, Escola Municipal  São Marcos, Escola Municipal São Cristovão, Escola Municipal Fonte do Capim, Escola Municipal Paripe, Escola Municipal de Canabrava, ESCOLAB, Escola Municipal Darcy Ribeiro, Escola Municipal Fazenda Coutos, Escola Municipal Esther Felix da Silva, Escola Municipal Graciliano Ramos, Escola Municipal Prof. Italo Gaudenzi, Escola M. Prof. Wiliam Marques de A. Goes, Escola Municipal Olga Mettig, Escola M Alvaro Vasconcelos da Rocha, Escola M. Anfilofio de Carvalho, Escola M. Teodoro Sampaio, Escola Municipal Periperi, Escola Municipal São Francisco de Assis.

Também foram realizados simulados de evacuação em quatro escolas (Escolas Municipais Novo Horizonte, Olga Figueiredo, Francisca de Sande e Antônio Carlos Magalhães) tendo como principal objetivo preparar estudantes e professores municipais a como proceder em casos de emergência em que é necessário fazer o abandono do ambiente para manter sua segurança e integridade física.