Órgão funciona com suas equipes realizando vistorias emergenciais e prestando atendimento à população

Uma reunião de balanço das atividades da Operação Chuva no último final de semana foi realiza na manhã desta segunda-feira (28/05) com técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Apesar dos problemas decorrentes da greve dos caminhoneiros, que implicou no contingenciamento de parte da frota de veículos do município, o órgão funcionou com suas equipes realizando vistorias emergenciais e prestando atendimento à população, principalmente as que vivem em áreas de risco.

"Seguindo à determinação do prefeito ACM Neto, adotamos um plano de operação para enfrentar o atual momento sem prejudicar os nossos serviços, mantendo as atividades da Operação Chuva em parâmetros de emergência", informa o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Ele acrescenta que toda a frota de veículos da Defesa Civil está abastecida, graças ao uso de reservas estratégicas do município, de modo a atender a qualquer eventualidade que possa surgir neste período chuvoso.

No fim de semana, as equipes de plantão atenderam normalmente às solicitações de vistorias técnicas, dando continuidade aos trabalhos intensificados com a Operação Chuva que desde o início de março já contabilizam um total de 5.276 vistorias realizadas, segundo relatório apresentado pelo coordenador de Ação de Contingência, Francisco Costa Jr.

Voluntários da Pátria

A Codesal prossegue nesta terça-feira (29/05) suas ações de prevenção em áreas de risco, dando início aos preparativos para a formação de Nupdec (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil) na comunidade de Voluntários da Pátria que partilha do sistema de alerta e alarme já instalado em Vila Picasso.

"Esses núcleos têm como um dos objetivos melhorar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales, informando e capacitando a população, para contribuir com a redução das ocorrências de desastres e suas consequências", explica a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais. As atividades de reconhecimento de áreas, mobilização e capacitação serão aplicadas em três semanas.

No âmbito da capacitação e buscando aperfeiçoar o trabalho da equipe, os novos engenheiros do órgão participaram hoje de treinamento em Defesa Civil. A capacitação foi realizada com a orientação do subcoordenador de Atendimento Emergencial, Esmeraldo Tranquilino, da subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Jane Moraes e o subcoordenador de Análise do Clima e Sistema de Alerta - Cemadec, Ricardo Rodrigues, no auditório da Codesal e incluiu temas sobre áreas vulneráveis, percepção de risco e uso de tablets na coleta de dados durante as vistorias.

Plantão 24 horas

O planejamento de enfrentamento à greve está sendo adotado por todos os órgãos e secretarias da administração com a parceria ativa da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Guarda Civil Municipal (GCM) e Transalvador.

A Codesal permanece de plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

Participaram da reunião, o diretor geral Sosthenes Macêdo, o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, subcoordenador de Atendimento Emergencial, Esmeraldo Tranquilino., subcoordenadora de Áreas de Riscos, Rita Jane Moraes, o subcoordenador de Análise do Clima e Sistema de Alerta - Cemadec, Ricardo Rodrigues, o chefe do Setor de Atendimento a Desastres, José Roberto Casqueiro, a chefe do Setor de Engenharia, Maria do Carmo Justo Trigo, o gestor da CAAD, Ivan Paes, a gestora do Núcleo de Execução Orçamentária, Patrícia Paz e o gestor do Núcleo de Tecnologia da Informação, Dalton Andrade.