Os procedimentos indicados pelo Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC) da Codesal passam a contar com um fluxograma que detalha as etapas dos procedimentos e busca qualificar a atuação do órgão em situações de emergência. O esquema foi apresentado em reunião realizada com técnicos da Codesal na tarde desta quarta-feira (24/05).

Implantado há cerca de dois anos, o PPDC estabelece protocolos de acompanhamento das condições do tempo e das situações de risco, realizadas pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil Cemadec) e demais setores do órgão.

O Cemadec monitora de forma integral os índices pluviométricos do Sistema de Alerta e Alarme, o que permite perceber antecipadamente os riscos de deslizamento de terra e alagamento de área, procedendo a evacuação de moradores para centros de acolhimento até que sejam realizadas vistorias dos locais atingidas.

A partir das condições do tempo é realizada a mudança de nível de monitoramento divido em quatro categorias (Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máximo), juntamente com a análise dos acumulados de chuva nas últimas 72 horas: o nível de segurança é de até 80mm nesse período.

"Esse fluxograma certamente alinhará mais ainda as nossas ações em momentos emergenciais", define o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

"As informações foram sistematizadas com o intuito de otimizar as atividades de prevenção e antecipação de alertas aos moradores", ressalta a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Risco, Gabriela Morais, cuja equipe produziu o fluxograma.

Entre as ações preventivas está a disseminação de avisos por meio de mensagens (SMS) de alerta para a população, especialmente para as que residem em áreas de risco. Os técnicos da Codesal acompanham em regime de plantão os impactos das chuvas nas áreas de risco, monitoradas por meio de mapas georeferenciados por Prefeitura-Bairro e realizando vistorias. As informações são compartilhadas com as instituições e entidades participantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O fluxograma é um tipo de diagrama ou representação esquemática de um processo, traduzido por gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que compõem a sequência operacional.