Hortênsia Pinho se inteirou das reformulações na gestão da Codesal introduzidas a partir de 2016

A Defesa Civil de Salvador recebeu na tarde de hoje (09/05) a visita da promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia, Hortênsia Gomes Pinho. Ela foi conhecer as inovações tecnológicas e de gestão introduzidas no órgão municipal a partir de 2016 e que transformaram a Codesal em referência nacional.

Em reunião com a direção e técnicos da Codesal, ela se inteirou das principais das rotinas do órgão e, em particular, do funcionamento do Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec) dotado de modernos equipamentos de monitoramento e acompanhamento das condições do tempo e alerta das situações que possam causar risco à população.

No encontro, a promotora afirmou que realiza um trabalho no Ministério Público "de estímulo à valorização e renovação da estrutura da Defesa Civil". Neste sentido, o diretor geral da Codesal, Sothenes Macêdo, destacou o papel do prefeito ACM Neto em ampliar os investimentos na modernização do órgão.

“Essas ações não se restringem a aspectos tecnológicos, mas principalmente na implantação de programas de percepção de risco e valorização da vida como o Núcleo de Proteção Comunitária da Defesa Civil (Nupdec), Programa de Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e o Mobiliza. Todos de caráter preventivo e de estímulo ao protagonismo comunitário”, afirmou o diretor geral  da Codesal.

A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, apresentou à promotora um resumo das atividades da Codesal, que após a reestruturação passou a usar tecnologia de ponta para prevenir acidentes nas áreas de encostas. “Vivemos um novo momento da Defesa Civil de Salvador, com foco na prevenção e no estímulo à participação do cidadão para que possa agir em uma situação de emergência”, destacou.

Na sala do Cemadec, a promotora mostrou-se interessada pelo trabalho realizado de previsão de risco meteorológico e como as ações preventivas são amplificadas pelo auxílio de 38 pluviômetros e seis sistemas de alerta e alarme que monitoram comunidades localizadas em regiões passíveis de acidentes. O sistema trabalha com tecnologia de ponta na montagem da rede que integra os moradores por meio de mensagem (SMS), informando-os do risco iminente. "Fiquei impressionada com o trabalho de renovação aqui implementado", elogiou Hortênsia Pinho.

Participaram da reunião a promotora Hortênsia Pinho, o diretor geral , Sosthenes Macêdo, a coordenadora de prevenção Gabriela Morais, o coordenador de Ações de Contingência Francisco Costa Jr.  , Roberto Casqueiro, Ricardo Rodrigues, Maria Do Carmo Trigo e Emeraldo Tranquilino Souza, pela Codesal.