A Defesa Civil de Salvador (Codesal) iniciou a capacitação de 55 membros da Força Jovem Universal (FJU) para integrarem o contingente de voluntários da Codesal. A atividade, que incluiu módulos sobre defesa civil, primeiros socorros, percepção de risco, entre outros, é conduzida pela Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas (Suced) do órgão.

O curso foi aberto na tarde desta segunda-feira (07/05) com a realização de uma dinâmica de grupo, seguida da palestra Defesa Civil Institucional, apresentada pela subcoordenadora da Suced, Kelly Morais, que detalhou o funcionamento do órgão. Todos os envolvidos participaram das discussões, o que deixou a apresentação mais dinâmica e participativa.

"A Codesal realiza inúmeras ações como o monitoramento de encostas e áreas alagáveis da cidade e desenvolve ações nas comunidades, buscando informar, conscientizar, instruir e mobilizar a população principalmente nas áreas de risco de desastres”, explicou Kelly Morais.

O Programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído pelo Decreto nº 26.459, de 15 de setembro de 2015 onde estão estabelecidas as bases para reunir pessoas interessadas em colaborar com a Codesal.

“A Defesa Civil coordena ações de socorro e resposta com o objetivo de salvar vidas e evitar perdas materiais para as famílias. A colaboração de voluntários nestas atividades é de grande valia. Mas é necessário que haja treinamento e organização para que a demonstração de solidariedade possa ser produtiva e eficiente", afirma o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

O curso terá prosseguimento na quarta-feira, dia 09/05, a partir das 13h30, quando será apresentada uma palestra sobre relações interpessoais, ministrada pela psicóloga Larissa Lima. Serão apresentados temas como identidade, alteridade, empatia, preconceito e discriminação.

A Força Jovem Universal (FJU) possui membros em todo o Brasil que desenvolvem projetos que vão desde conscientização e prevenção às drogas, prática de atividades esportivas, cursos – inclusive em parcerias com universidades –, até atividades culturais e de lazer. Na área social, o FJU também apoia socorristas em situações de emergência e tragédias, com a entrega de água, lanches e outros materiais necessários.