Visita técnica realizada hoje (23/03) na sede da Defesa Civil de Salvador foi o primeiro passo para a colaboração

Representantes da Prefeitura de Alagoinhas realizaram visita à Defesa Civil de Salvador, nesta sexta-feira (23/03), em busca de intercâmbio técnico com a Codesal. Eles conheceram as rotinas do órgão e, em particular, o funcionamento do Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec).

Em reunião com a direção e técnicos da Codesal, se inteiraram das principais inovações introduzidas na Defesa Civil de Salvador, à partir de 2016, e que transforam o órgão em referência nacional.

Durante o encontro, foram discutidos temas relativos à segurança, defesa civil e a implantação de programas como o Núcleo de Proteção Comunitária da Defesa Civil (Nupdec), Programa de Defesa Civil nas Escolas (PDCE) e o Mobiliza, visando adequar essas experiências ao município de Alagoinhas.

Posteriormente a equipe envolvida na Defesa Civil daquele município participará de capacitação na Codesal.

MODERNIZAÇÃO

"A modernização da Defesa Civil de Salvador, decisão administrativa do prefeito ACM Neto, envolveu significativos investimentos. O órgão foi Inteiramente reestruturado, passando a usar tecnologia de ponta para prevenir acidentes nas áreas de encosta. Trata-se de um novo momento, com foco na prevenção e no estímulo à participação do cidadão para que possa agir em uma situação de emergência”, destacou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

O secretário de Planejamento e Orçamento de Alagoinhas, Tácio Lobo, explicou que o objetivo da atual administração é estruturar a Defesa Civil que passa a contar com legislação específica e equipes treinadas para atuar em emergências.

Participaram da reunião Daniel Gabrielli, assessor do Chefe da Casa Civil da Prefeitura de Salvador, Luiz Carreira, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o secretário de Planejamento e Orçamento de Alagoinhas, Tácio Lobo, Clélio de Souza Mendes, Jemes Carlos dos Anjos, Vilmário Lima, pela Defesa Civil de Alagoinhas, Allan de Oliveira, da Guarda Civil Municipal de Alagoinhas, o coordenador de Ações de Contingência Francisco Costa Júnior e Emeraldo Tranquilino Souza, pela Codesal.