Com uma palestra sobre as diretrizes do Projeto Defesa Civil na Escola (PDCE) ao longo de 2018  e a certificação dos participantes foi encerrada, na tarde do 09/03 a capacitação de professores da rede municipal de ensino iniciada ontem no auditório da Codesal.  O projeto tem como meta formar a comunidade escolar, por meio de ações educativas e participativas, para contribuir na redução de riscos.

A última etapa do curso incluiu a apresentação dos módulos Noções de Primeiros Socorros, com o subtenente Jonae Brás A. de Carvalho, do Corpo de Bombeiros e Conhecimentos de Zoonoses, com a equipe do CCZ coordenada por Péricles Pires.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo destacou o pioneirismo do PDCE e a sua importância na redução de risco nas comunidades. “Agradeço a todos vocês pela participação e por contribuírem para dar maior capilaridade ao projeto. O prefeito ACM Neto tem, em sua gestão, dado muita atenção à Defesa Civil. Esse esforço, certamente, será amplificado com o trabalho de vocês em suas comunidades”.

A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Risco, Gabriela Morais, agradeceu a participação dos professores: “tenho a certeza de que vocês aprenderam muita coisa com esta capacitação e vão multiplicar esses conhecimentos em sala de aula com as crianças, contribuindo para transformar o nosso futuro”.

Encontros setoriais

Ao falar sobre o PDCE 2018, a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais, afirmou que “trata-se de uma ferramenta de transformação na qual a criança é o principal foco”.  Ela informou que novos encontros serão realizados nas escolas selecionadas e com a participação das Gerências Regionais de Educação (GRE), acrescentando que o critério de prioridade serão as unidades escolares situadas em áreas de alto risco como os bairros de Pau da Lima e São Caetano.

“O próximo passo é até o final de março agregar vocês ao projeto Mobiliza”, acrescentou Kelly Morais. O Mobiliza foi criado para reforçar as atividades preventivas da Defesa Civil de Salvador (Codesal), e tem capacitado voluntários nas Prefeituras-Bairros para atuarem em suas comunidades.

Mudar a realidade

A pedagoga da Codesal Fátima Luz, uma das organizadoras da capacitação, disse reconhecer o desafio que é ministrar aulas no ensino fundamental, razão pela qual “admiro muito os professores que atuam com esses alunos”. Sobre a aplicação do projeto ela afirmou que “vocês passam a levar adiante o PDCE contribuindo para mudar a realidade de muitas comunidades”.

No primeiro dia, a programação incluiu palestras sobre Defesa Civil Institucional, pela coordenadora Gabriela Morais, Metodologia Aplicada, pela pedagoga Maria de Fátima Luz; PDCE 2018, pela subcoordenadora Kelly Morais; apresentação de teatro de fantoches; paródia Lixo no Lixo e Percepção de Risco, conduzida pela engenheira Kiliana França.