Professores da rede municipal de ensino participam de capacitação para o Projeto Defesa Civil na Escola 2018, que teve início  dia 08/03, no auditório da Codesal. A atividade, voltada a formar multiplicadores, está estruturada na certeza de que não há prevenção sem informação sobre riscos e sem participação da sociedade.

“O PDCE visa informar e capacitar a comunidade escolar, por meio de ações educativas e participativas, para contribuir com a redução das ocorrências de desastres e suas consequências, prioridade da gestão do prefeito ACM Neto, melhorando a qualidade de vida da população”, explica o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A palestra de abertura Defesa Civil Institucional, conduzida pela coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Risco, Gabriela Morais, apresentou uma síntese da trajetória das ações de defesa civil no Brasil e no mundo.

PREVENÇÃO

“Trabalhamos na Defesa Civil com prevenção e essa parceria que desenvolvemos com vocês é muito importante”, acentuou Gabriela Morais. Ela ressaltou a importância de trabalhar o tema com crianças, mais abertas a novas informações, quando comparado ao adulto cuja realidade de aprendizagem é diferente.

Desta forma, o principal propósito do PDCE é atingir crianças e jovens residentes nas encostas das comunidade de risco da capital baiana. “A perspectiva é que os alunos, no ambiente familiar, possam influenciar os pais e, também, moradores dessas localidades”, acentuou a subcoordenadora de Ações Educativas e Comunitárias, Kelly Morais.

A programação do primeiro dia incluiu ainda informações, Metodologia Aplicada, pela pedagoga Maria de Fátima Luz; PDCE 2018, pela subcoordenadora Kelly Morais; apresentação de teatro de fantoches; paródia Lixo no Lixo e Percepção de Risco, conduzida pela engenheira Kiliana França.

Encerrando as atividades da capacitação, nesta sexta-feira (09/03), Noções de Primeiro Socorros, com o subtenente Jonae Brás A. de Carvalho, do Corpo de Bombeiros; Conhecimentos de Zoonoses, com a equipe do CCZ coordenada por Péricles Pires e as Diretrizes do PDCE 2018, pela subcoordenadora Kelly Morais.