Voluntários da comunidade de Patapata (Valéria) receberam, nesta dia 07/03, seus certificados de conclusão do curso em ações preventivas para formação do Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A cerimônia foi realizada no Templo da Assembleia de Deus.

Esta fase do trabalho de mobilização, que consiste na instalação do Nupdec, visa dar maior protagonismo à comunidade, buscando ampliar a percepção dos fatores de riscos presentes nas áreas de encostas. As atividades de capacitação foram conduzidas pela assistente social Juçara Pereira.

“Queremos agradecer a vocês por participarem dessa troca de saberes. Sem vocês não teríamos êxito”, afirmou ao iniciar a certificação.  Ela destacou a colaboração das líderes comunitárias Célia Cardoso e Francisca Teles, além do pastor Luís Carlos Santana da Silva, para o sucesso da realização da capacitação.

“Quando entramos na comunidade, entramos para fazer parte dela. Hoje encerramos esta etapa, mas no ano que vem certamente estaremos aqui acompanhado o desenvolvimento desse Nupdec, seguindo o planejamento estratégico do prefeito ACM Neto”, afirmou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

A subcoordenadora de Ações Educativas e Comunitárias, Kelly Morais, elogiou a participação da comunidade: “Foi uma turma que participou com muita vontade de aprender. Tínhamos a comunidade como área de risco de alagamento, mas a gestão do prefeito ACM Neto tem dado atenção a Valéria com uma prefeitura-bairro atuando aqui”, acrescentou.

O pastor Luís, por sua vez, disse que trabalho como o realizado pela Codesal é sempre bem-vindo. “Aqui é uma casa de Deus que está sempre de braços abertos para a comunidade”.

A moradora e liderança comunitária, Célia Cardoso, mãe de dois filhos e trabalhando como ajudante de pedreiro não se omite em ajudar a comunidade, apesar dos seus inúmeros afazeres diários. “Moro aqui há 30 anos e sempre lutando para criar meus filhos e melhorar as coisas”.

A Prefeitura-bairro de Valéria se fez representar por Bárbara Carneiros e Cândida Lima.