Palestra com o tema "Plano de Contingência e Estudo de Caso" e o painel "Pelourinho - Nossa Responsabilidade" serão alguns dos destaques do workshop que iniciará a construção do Plano de Prevenção e Contingência do Centro Histórico de Salvador. A oficina, organizada pela Prefeitura de Salvador, através da Defesa Civil (Codesal), será realizada no dia 06 de março, no Teatro Gregório de Mattos.  

O painel terá como debatedores o especialista em planejamento urbano, Waldeck Ornelas, a presidente da Fundação Mario Leal Ferreira, Tânia Scofield, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Bruno Tavares, e o chefe de gabinete do prefeito ACM Neto, João Roma que atuará como painelista mediador. A palestra será proferida pelo superintendente de SSMA do Cofic, Aurinézio Calheira Barbosa (ver perfis individuais abaixo).

O objetivo da elaboração do plano é ampliar a segurança da região e envolver a comunidade na prevenção de incêndios e desabamentos, evitando situações como a ocorrida no dia 11 de novembro passado, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho, e o combate ao fogo foi dificultado pela carência de água e a dificuldade da corporação localizar um hidrante próximo.

“O Centro Histórico de Salvador é um patrimônio da humanidade e situações como esta não podem se repetir”, disse o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. 

Organizadora do workshop, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos da Codesal, Gabriela Morais, informa que “além do mapeamento e da avaliação técnica dos hidrantes, o plano se traduzirá na capacitação dos comerciantes da área para que possam integrar brigadas emergenciais de combate a incêndios na região, além da formação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), com foco em incêndios e desabamentos”. 

PERFIL DOS PARTICIPANTES

Painelistas:

JOÃO INÁCIO RIBEIRO ROMA NETO - Chefe de gabinete do prefeito ACM Neto, é formado em Direito. Foi assessor do governo de Pernambuco, entre os anos 1991 e 1994, do Ministério da Administração, de 1995 a 1998,  delegado do Ministério da Cultura para o Nordeste, entre os anos de 1999 e 2002, e chefe do escritório da ANP em Salvador (2002/2004).  

WALDECK VIEIRA ORNELAS – Advogado, graduado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É especialista em planejamento urbano. Colaborou para o projeto de modernização da Codesal, implantado pelo prefeito ACM Neto, quando se passou a intensificar as ações preventivas, buscando reduzir os riscos nas comunidades que vivem em áreas de alagamento e encostas da capital.  Foi deputado federal, senador pela Bahia e ministro da Previdência Social.

TÂNIA SCOFIELD ALMEIDA - Arquiteta com mestrado pela UFBA. É presidente da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF).  Prestou consultoria ao governo de Angola. Além de experiência no setor privado, em seu currículo constam atuações na Urbis, Conder e a ocupação do cargo de superintendente de habitação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

BRUNO TAVARES - Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, atualmente é Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, Preservação e Restauração do Patrimônio Histórico e Educação Ambiental.

Palestrante:

AURINÉZIO CALHEIRA BARBOSA - Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UFBA. É especialista em planos de contingência, ocupando hoje o cargo de superintendente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic).  Antes de atuar no Cofic, passou pela Braskem (então Politeno), Coelba e Copene. Tem especialização pelas universidades Católica do Salvador, Federal da Bahia e mestrado-profissionalizante em Gerenciamento Ambiental e Tecnologia de Produção Limpa pela UFBA. 

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui