Trinta e um voluntários do Projeto Mobiliza foram certificados, na tarde do dia 21/02, em cerimônia realizada na sede da Prefeitura-Bairro Cabula/Tancredo Neves. O projeto, introduzido este ano para reforçar as atividades preventivas da Defesa Civil de Salvador (Codesal).  O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, acentuou que "é indispensável a participação de toda a comunidade para o sucesso das atividades preventivas da Defesa Civil de Salvador".

A diretora das Prefeituras-bairro, Ana Paula Matos, reforçou a necessidade do exercício pleno da cidadania. "Essa prática permite aos cidadãos contribuírem para implementar as atividade do poder público e usufruir dos serviços ofertados". Ela citou que a prática cidadã também passa pela solidariedade, citando o exemplo das fortes chuvas de 2015, quando famílias vitimadas não se omitiram em ajudar os que estavam a situação de maior precariedade.

O prefeito-bairro bairro do Cabula e Tancredo Neves, Jose Miguel Bastos, falou ainda sobre o tripê "cidadão, cidade, cidadania" na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.  Por seu turno, Wanete Carvalho, gestor da Gerência Regional de Educação do Cabula, destacou que as nações organizadas formam cidadãos para atuarem no âmbito da solidariedade e do bem-comum.

O projeto Mobiliza é coordenado pelo engenheiro da Codesal, Mateus Fioravanti, sob a supervisão da sub-coordenadora  de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais.  Já foram certificados voluntários das Prefeituras-Bairro de Pau da Lima e Subúrbio Ferroviário.

O Mobiliza é operacionalizado por 10 grupos de trabalho formados por integrantes das Prefeituras-Bairro, Ouvidoria Geral do Município, Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação, Gerência Regional de Educação/Parque Social, Coordenadoria de Distritos Sanitários – SMS e Codesal. O aplicativo “Fala Salvador”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão (SEMGE), em fase de testes, implementará o projeto ao permitir rápida informação de um ocorrência e posterior agilidade das ações dos órgão públicos na solução do problemas.