Técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que participaram das equipes de plantão no Carnaval 2018, avaliaram em reunião, nesta quinta-feira (15/02), as ações desenvolvidas ao longo da festa, como determina o Plano de Contingência do órgão, apresentando sugestões que constarão de relatório destinado a implementar o evento em 2019.

Foram indicados, por exemplo, a necessidade de maior controle - pelos órgãos competentes - do limite de altura dos trios-elétricos, do uso de fogos de artifícios, a intensificação da fiscalização para manter desobstruídas de ambulantes e veículos as rotas de fuga dos circuitos, atenção à presença de jet-skies em áreas de grande concentração de banhistas, entre outras observações. O sucesso dessas ações depende da ação conjunta de órgãos parceiros da Defesa Civil, como a Sedur, Seman, Semop e a Saltur.

O Plano de Contingência, atualizado anualmente, é uma ferramenta que direciona a atuação conjunta dos órgãos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) durante o megaevento que envolve um público estimado em dois milhões de pessoas nos dias de festa.

Embora as ações fiscalizatórias da Codesal, que cresceram 40% neste Carnaval, tenham sido consideradas satisfatórias, é fundamental relatar as vulnerabilidades encontradas, propondo e executando medidas para aperfeiçoar a organização da festa, visando reduzir os riscos, com o objetivo de garantir a segurança dos foliões e possibilitar agilidade nas ações de resposta aos acidentes que possam ocorrer.

MELHOR CARNAVAL

"Agradecemos a colaboração de toda família Codesal. Foram dias exaustivos, mas necessários. Fizemos o nosso trabalho de forma primorosa em cada vistoria, cada relatório, cada orientação. Certamente, ajudamos a construir com o Prefeito ACM Neto e toda equipe da Prefeitura de Salvador o maior e melhor Carnaval de todos os tempos", afirmou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Além das ações fiscalizatórias realizadas nos meses de dezembro e janeiro, ainda no pré-Carnaval, desde a abertura da festa, a Defesa Civil, manteve equipes especializadas em locais estratégicos dos circuitos com o objetivo de prestar atendimentos emergenciais que se façam necessários, monitorando as condições de segurança ao longo dos trajetos, inclusive no bairro que terão programação oficial da festa.

Os engenheiros José Casqueiro, Maria do Carmo Trigo, Esmeraldo Tranquilino, Rita Morais, integraram a equipe de coordenadores da Operação Carnaval da Defesa Civil,  liderada pelo coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior. Com a colaboração dos técnicos,  elaboraram relatório a ser entregue ao prefeito ACM Neto.