A Defesa Civil (Codesal) e a Universidade Católica de Salvador (UCSal) assinaram hoje (15/12) convênio de Cooperação Técnica e Científica. O acordo prevê a colaboração da instituição de ensino superior (IES) com as atividades da Codesal na área da Prefeitura-Bairro de Itapuã. A solenidade foi realizada no auditório da IES no campus da Avenida Professor Pinto de Aguiar, Pituaçu.

O reitor da UCSal, padre Maurício da Silva Ferreira, afirmou que “o convite do prefeito ACM Neto para o convênio é razão de felicidade, uma vez que a UCSal é de natureza acadêmica e comunitária com a missão de contribuir para que a sociedade baiana encontre espaço de aperfeiçoamento, inclusive no campo das políticas públicas”.

Ele acentuou que a IES construiu o “mais desenvolvido projeto de geoprocessamento da região metropolitana”, razão pela qual “a Codesal pode contar com nossa expertise na área”.

O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, por sua vez, destacou que sua expectativa com o convênio é que o gesto mútuo seja distribuído de forma positiva para a comunidade”.

“Vamos construir soluções ágeis com a colaboração da academia em contato com a vida real, reforçando o Plano de Ações Estruturantes (PAE)”, acrescentou.  Sosthenes disse ainda que a prioridade da Defesa Civil são as ações com foco na prevenção cuja equipe “tem que estar um passo à frente da de contingência para reduzir a ocorrência de problemas na área de risco”.

Núcleos  Comunitários

Como exemplo, ele citou o trabalho dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) que têm levado aos moradores daquelas regiões capacitação em defesa civil para atuarem de forma preventiva em ocorrências provocadas pelas chuvas.

O convênio prevê, entre outras ações, a execução de estudos e projetos de urbanização nas áreas de risco de Salvador, em particular no âmbito dos Planos de Ações Estruturais (PAE) que integram o Programa Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Quando aprovados, esses projetos serão executados pelos órgãos competentes da Prefeitura.

A Unifacs, Unijorge,  Maurício de Nassau, Estácio, UCsal, Ruy Barbosa e DeVry Área 1 já assinaram o convênio. Os alunos dessas IES vão ajudar, como voluntários, a ampliar as atividades da Codesal nas comunidades.

Prevaleceu na escolha das instituições o fato de que têm demonstrado competência acadêmica e disposição em contribuir para o desenvolvimento habitacional urbano, social e ambiental do município. As IES envolvidas atuarão em estreita colaboração com as prefeituras-bairro, e os membros – de cursos como Arquitetura e Engenharia – serão integrados ao Programa de Voluntários da Codesal.

Na solenidade, compuseram a mesa, o reitor da UCSal, padre. Maurício da Silva Ferreira, o pró-reitor de graduação, professor Paulo Costa, o pró-reitor Financeiro, Danilo Assis, a coordenadora do curso de Arquitetura, Aparecida Netto Teixeira, o professor e engenheiro civil Luis Carlos Fontes, o coordenador do curso de engenharia civil, professor Antônio Sergio; pela Codesal, o diretor geral, Sosthene Macêdo, a assessora chefe, Denise Fraga e o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior.