Reunião realizada hoje (04/12) na sede da Defesa Civil de Salvador foi o primeiro passo para a colaboração

Representantes do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), da Cetrel e Defesa Civil da Prefeitura de Camaçari realizaram visita técnica à Defesa Civil de Salvador (Codesal), nesta segunda-feira (04/12), onde conheceram as rotinas do órgão e, em particular, o funcionamento do Centro de Monitoramento e Alerta de Defesa Civil (Cemadec). 

Em seguida, participaram de reunião com a direção e técnicos da Defesa Civil de Salvador quando foram apresentadas às principais inovações introduzidas na Codesal, à partir de 2016. Ao longo do encontro, foram discutidos diversos assuntos ligados à segurança e defesa civil, com troca de experiências técnicas na busca de adequar essas experiências ao município de Camaçari.

"Nossa expectativa é  que a experiência adquirida após a reformulação a Codesal, hoje considerada referência no cenário de defesa Civil do país,  possa contribuir para implementar as ações nesta área em Camaçari", define o diretor geral da Codesal", Sosthenes Macêdo.

A coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais, apresentou aos participantes  uma síntese das atividades de nova Codesal, órgão que foi inteiramente reestruturado, passando a usar tecnologia de ponta para prevenir acidentes nas áreas de encostas. “Trata-se de um novo momento da Defesa Civil de Salvador, com foco na prevenção e no estímulo à participação do cidadão para que possa agir em uma situação de emergência”, destacou. 

INTERESSE

Outro aspecto, enfatizou a coordenadora, é o estimulo ao protagonismo de voluntários com a promoção de atividades educativas nas escolas e em associações comunitárias para mostrar como o cidadão deve se comportar diante de situações de risco. A fixação dos procedimentos é feita com a realização de simulados de evacuação. 

Os técnicos de Camaçari demonstraram especial  interesse pelas trabalho desenvolvido no Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec) dotado de modernos equipamentos de monitoramento e acompanhamento das condições do tempo e alerta das situações que possam causar risco à população. Este sistema trabalha com tecnologia de ponta na montagem da rede que integra os moradores por meio de mensagem (SMS), informando-os do risco iminente. 

O superintendente de SSMA do Cofic, Aurinézio Barbosa, após a exposição parabenizou os gestores da Prefeitura de Salvador e da Codesal pelas inovações introduzidas: "Vocês estão de parabéns pelo trabalho. Fiquei surpreso com a evolução do órgão".

Participaram da reunião Ivanaldo Soares, Carlos Fernando e Idalmir Barbosa pela Defesa Civil de Camaçari,  Waldeck Ornelas, Elda Santos da Segov, João Leal, Mário Santos, Tomaz Miranda e Jonny Brito pela Sedur, Carlos Fernando pela Limpec, Aurinezio Calheira e Paulo Ribeiro pelo Cofic, Eduardo Fontoura Luciano Fiuza e Lucimary Cardoso pela Cetrel.