Medida visa evitar repetir cenário ocorrido no incêndio que destruiu cinema no Pelourinho no último dia 11

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) convocou para a tarde desta quarta-feira (21/11) reunião na qual compareceram representantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Embasa e de gestores municipais, para iniciar a construção de um Plano de Prevenção e Contingenciamento para o Centro Histórico. O objetivo é ampliar a segurança da região, patrimônio histórico da humanidade, e envolver a comunidade na prevenção incêndios.

Uma das propostas apresentadas foi a realização do georreferenciamento (mapeamento técnico) e vistoria técnica dos 22 hidrantes instalados no Centro Histórico de Salvador, ação a ser realizada pela Embasa em parceria com o Corpo de Bombeiros. A medida visa evitar situações como a ocorrida no último dia 11, quando um incêndio atingiu o casarão onde funcionava a Saladearte Cine XIV, no Pelourinho, e o combate ao fogo foi dificultado pela carência de água e a dificuldade da corporação localizar um hidrante próximo.

“O Centro Histórico de Salvador é um patrimônio da humanidade e situações como esta não podem se repetir”, afirmou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. Na oportunidade, ele ofereceu à Embasa a colaboração da Defesa Civil que possui experiência no georeferênciamento em áreas de encostas para mitigar situações de risco, principalmente nos períodos chuvosos.

Plano preventivo

O Plano de Preventivo e de Contingenciamento para o Centro Histórico  se traduzirá, além do mapeamento e avaliação técnica dos hidrantes, na capacitação dos comerciantes da área para que possam integrar brigadas emergenciais de combate a incêndios na região, além da formação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

“A situação da área é delicada pois há muitos prédios antigos Por isso vejo como importante o treinamento de comerciantes para a formação de uma brigada de combate a incêndios de modo a evitar que incêndios aconteçam em proporções maiores”, disse o  subprefeito do Centro Histórico/Brotas, Ian Mariani.

Diante da precarizada situação social de moradores da região, uma das metas da Codesal é levar o projeto dos Nupdecs, atualmente focado nas comunidades que vivem em áreas de encostas, ao Centro Histórico.  O Nupdec visa integrar o sistema de Defesa Civil à comunidade e aos órgãos públicos de modo a assegurar uma ação conjunta de toda a sociedade na prevenção e redução de desastres.

“Temos que passar a olhar o Centro Histórico com uma área de risco, no caso o risco de incêndios, encontrando alternativas para atuar de forma mais ágil, facilitando a atuação dos bombeiros”, destacou Sosthenes Macêdo. Neste sentido, o major Nobre, representante do Bombeiro na reunião, indicou a necessidade de se proceder um levantamento estratégico do Centro Histórico, que inclua a inspeção detalhada dos hidrantes e, caso necessário, uma manutenção.

Compromisso

Já o chefe de gabinete da Transalvador, Fernando Pinto Coelho, sugeriu um plano emergencial em parceria com o Corpo de Bombeiros e que “facilite o aceso da corporação e se encaixe à realidade do Pelourinho”. O representante da Embasa, Flávio Corrêa Lordello, por seu turno, assegurou que uma das prioridades do órgão será a realização da inspeção técnica e georreferênciamento dos hidrantes. Temos entre aquela região até Ondina 112 hidrantes sendo que 22 ficam no Centro Histórico”, informou. “Temos que defender o Centro Histórico, um patrimônio da humanidade. Não é um bairro qualquer”,  destacou a diretora de gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso.

Participaram da reunião o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, o subprefeito do Centro Histórico/Brotas, Ian Mariani, o major Augusto  Nobre, do Corpo de Bombeiros, o subsecretário da Semob, Alvaro da Silveira Filho, representando a Embasa Flávio Corrêa Lordello e Elder Figueiredo Souza, a diretora de gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso, o coordenador de Fiscalização Urbanística e de Segurança da Sedur, Everaldo Costa Freitas Junior, Elizabeth Fernandes, da  Secult, o coordenador de Ações de Contingência, Francisco Costa Júnior,  a assessora chefe Denise Fraga, a coordenadora de Ações de Prevenção e Redução de Riscos, Gabriela Morais e a engenheira Rita Morais.