A tarde desta quinta-feira teve um gosto de dever cumprido para 108 moradores do bairro de São Marcos. Depois de aulas teóricas, workshops e palestras, eles foram certificados e agora são integrantes do mais novo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec). A ação faz parte das atividades preventivas, realizadas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), no decorrer do ano.

“Para nós, a prevenção é fundamental, pois com ela a população fica bem preparada e com isso conseguimos evitar os acidentes, e, caso eles aconteçam, fazer com que os cidadãos saibam o que fazer e como agir para que vidas não sejam perdidas”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macedo.

Conforme ele, as ações preventivas devem aumentar. “Fazemos atividades durante todo o ano e queremos levar para todos os bairros da cidade, quanto mais bem preparadas a cidade e a população, conseguimos enfrentar situação de chuva com perdas mínimas”, completa o diretor-geral.

Também participaram da certificação, o secretário de Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga, o chefe de gabinete do Prefeito ACM Neto, João Roma, o Subprefeito de São Marcos, Jean Sacramento, o Gerente Regional da Educação Fábio da Mata, o Professor Luis Edmundo Campos e lideranças comunitárias