Na manhã desta segunda-feira (21) os coordenadores da Defesa Civil e Salvador (Codesal) se reuniram para avaliação do primeiro simulado Noturno de Evacuação que aconteceu na última quinta-feira (17). Durante o balanço foi destaca principalmente a importância da realização do evento em todas as outras localidades que possuem a sirene de alerta e alarme.

“Ponderamos quesitos que precisamos melhorar como o engajamento e consequente participação dos moradores. Tivemos um número grande de participantes, mas queremos que esse número seja ainda maior. Nosso objetivo é mobilizar toda a comunidade, só assim vamos ter o resultado que almejamos”, destaca o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz. 

Conforme ele, outro ponto a ser alinhado é o local que vai acontecer o próximo simulado. “Ainda estamos avaliando a área, mas com certeza será uma das que existem sirenes. Esse simulado noturno tem como objetivo levar a realidade ainda para mais perto, pois a maioria dos acidentes acontece no período da noite, por isso a população precisa ser treinada”, avaliou.

O simulado reuniu 358 pessoas e visa a redução de danos e a preservação da vida em comunidades localizadas em áreas de risco. Tem como objetivo orientar os moradores para que eles deixem suas residências de forma segura e se dirijam para o abrigo.