Depois de seis dias palestras, 100 moradores da Baixa do Tubo, em Cosme de Farias, receberam os certificados de conclusão do curso em ações preventivas na Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo na tarde desta quinta-feira (10). Realizada pela coordenação de Ações Preventivas e Redução de Riscos, da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a atividade tem como objetivo capacitar os moradores para que eles se tornem multiplicadores em proteção e defesa civil com a formação de mais um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec).

Técnicos da Codesal identificaram lideranças e realizaram a mobilização comunitária a partir do curso de formação com módulos sobre primeiros socorros, estrutura da Defesa Civil e percepção de riscos. Dessa forma, os participantes se tornam agentes voluntários preparados para multiplicar as informações destinadas à diminuição dos impactos em casos de desastres naturais.

“Tudo o que vocês aprenderam durante esses encontros vão levar para a vida toda e para outras comunidades. Com isso queremos despertar a consciência do quanto é importante a preservação e cuidados com o lugar que a gente vive. Esses encontros foram bastante produtivos e o atestado disso são esses certificados, nós precisamos de vocês”, disse o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz.

O pedreiro Edvaldo Sacramento, 55 anos, foi um dos que receberam o certificado de conclusão do curso. “Essa é uma ótima iniciativa, o que aprendi vou levar também para o meu trabalho, foram muitas coisas que eu não sabia e passei a conhecer. Até a preservação do meio ambiente foi assunto nos dias de aula, o que para nós é muito importante, assim como os primeiros socorros”, destacou.

Animação – Antes de receber os certificados, os voluntários assistiram vídeos que contam a história da mobilização. A cada nome chamado para a entrega do certificado os aplausos e gritos de empolgação dos amigos e vizinhos eram ouvidos.