A Defesa Civil de Salvador (Codesal) mobilizou moradores da Baixa do Tubo, no bairro de Cosme de Farias, nesta terça-feira (25), para formar mais um Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) na capital baiana. Na oportunidade, 20 agentes visitaram 180 casas, falaram sobre a importância da participação da comunidade nas ações da Codesal e fizeram um convite para que os mesmos participassem do Nupdec. “O núcleo vem com o intuito de aproximar a Codesal da comunidade de uma forma preventiva. Queremos fazer ações que criem um vínculo com os cidadãos por meio dessa ferramenta. Todos que tiverem interesse em fazer parte do grupo são encaminhados para assistirem a uma palestra, com direito a certificado”, conta a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais.

O curso de formação começa no próximo dia 31, na Escola Municipal Olga Figueiredo Azevedo, em Cosme de Farias, e deve durar uma semana. No ano passado, 21 Nupdecs foram formados em diversos bairros de Salvador. A finalidade desses núcleos é integrar o Sistema de Defesa Civil, empresas, estabelecimentos de ensino, comunidade e instituições de segurança pública para garantir uma ação conjunta em prol da segurança social. Por meio de programas de mudança cultural e treinamento, busca-se o engajamento de comunidades participativas, informadas, preparadas de seus direitos e deveres relativos à segurança comunitária. A meta da Codesal é formar mais seis Nupdecs esse ano. Dois deles, o do Brongo e o da Baixa do Tubo, já estão em fase de formação. O próximo bairro a receber ações educativas será o de São Marcos.

Além disso, este ano, o núcleo do Bom Juá foi reestruturado com novos voluntários, e os de Mamede, no Alto da Teresinha, e o de Vila Picasso, na Capelinha, passam por reformulação. Nas visitas, os agentes de Defesa Civil fazem a ligação entre o poder constituído e sua comunidade, multiplicando as informações recebidas e articulando discussões sobre problemas e formas de intervenções. A ação teve início na segunda-feira (24) e deve continuar até a próxima quinta (27).

No primeiro dia, 127 residências foram visitadas, com expectativas de atender 500 famílias até o ultimo dia. De acordo com o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz, o trabalho da Codesal não seria possível sem a ajuda das pessoas. “Trabalhamos com proteção civil e precisamos caminhar de mãos dadas com a comunidade, principalmente em atividades preventivas, pois o nosso objetivo de garantir a proteção civil da população e evitar que vidas sejam ceifadas”, completou, Ferraz.