A manhã deste sábado (22) foi agitada para os moradores do Calabetão. Na Escola Municipal que leva o nome da localidade, puderam solicitar vistorias e tirar dúvidas com técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal), além de resolverem pendências de defesa do consumidor, atualização de vacinas, agendamento e retirada do kit de conversão da TV analógica para TV digital e inscrição em programas sociais, a exemplo  do Bolsa Família e Primeiro Passo.

Técnicos da Codesal realizaram ainda palestras sobre sobre “Percepção de Riscos” e apresentar um vídeo do  Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a equioe distribuiu panfletos com os cuidados para evitar acidentes em caso de chuva, além da Cartilha Defesa Civil nas Escolas.O material usado pela Codesal como lonas, fitas de isolamentos, geomantas e pluviômetros também foram expostos para a população.

O conglomerado de ações foi ofertado à população através do programa Gabinete da Prefeitura em Ação, que reúne diversos serviços públicos em um só local para facilitar o acesso do cidadão aos atendimentos. Estiveram presentes nesta edição o secretário-chefe de Gabinete, João Roma; o diretor geral das Prefeituras-Bairro, Júnior Magalhães; lideranças comunitárias e demais gestores municipais.

De acordo com João Roma, o projeto pode parecer singelo, mas possui poder de transformar a vida das pessoas. “Essa ação é importante porque aproximamos a gestão da população e do acesso aos serviços públicos. Existe uma dificuldade das pessoas, por conta das atividades no dia a dia, de ter acesso aos serviços. Então, um evento como este tem esse papel e consegue, em um dia de sábado, atender a demanda de quem necessita”, comentou o gestor.

Além da prestação de serviços, o Gabinete da Prefeitura em Ação promoveu palestras sobre saúde bucal e convivência doméstica e familiar. Para que os pais pudessem acompanhar as orientações ou realizar serviços com mais tranquilidade, também ocorreram atividades para recreação infantil com a realização de diversas brincadeiras e construção de brinquedos com materiais recicláveis.

Emocionada, a assistente social Zenice Oliveira destacou que iniciativas assim são essenciais. “É um programa maravilhoso! Vale muito a pena, principalmente em áreas em que as pessoas são necessitadas. É preciso que esses programas cheguem até os cidadãos”, comemorou.

Balanço – De acordo com a estimativa da Ouvidoria, foram registradas nesta manhã 25 solicitações de serviços entre: coleta de lixo, iluminação pública, redutor de velocidade, contenção de encosta e escadaria. Também foram solicitadas 90 informações nos balcões de atendimento de serviços. Em enquete realizada pelo órgão, foram contabilizadas 45 avaliações positivas sobre a iniciativa do programa no bairro.

Serviços – Através do programa, é possível acessar diversos serviços. Dentre eles estão o atendimento da Coelba para desconto na conta de luz, emissão de Cartão SUS, inscrição e atualização do Primeiro Passo, Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. Além disso, as pessoas podem fazer consultas de vagas e emprego através do SIMM, receber orientação e resolução de pendências do consumidor com a Codecon, ou mesmo orientação jurídica no Balcão de Justiça.

Na área de Saúde, são ofertadas ações como saúde bucal (limpeza e aplicação de flúor), aferição de pressão arterial e verificação de glicemia; avaliação da caderneta de vacinação; encaminhamento para consultas e odontologia, pediatria, clínico geral; dermatologista, ginecologista e nutricionista. A primeira edição do Gabinete da Prefeitura em Ação foi realizada na semana passada, em Pau da Lima. No próximo sábado (29), a iniciativa deve ocorrer no bairro de Pirajá.

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