Em ritmo de sambão, os moradores da Travessa Portugal, em Luiz Anselmo, comemoraram a ação de cobertura de geomanta na encosta da localidade, promovida pela Prefeitura. A entrega oficial da intervenção foi feita pelo prefeito ACM Neto e pelo vice Bruno Reis, acompanhados dos secretários Marcílio Bastos (Manutenção) e João Roma (Gabinete), além do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Gustavo Ferraz, demais gestores municipais, autoridades e população.

O prefeito fez questão de ressaltar a importância da utilização da geomanta em áreas de risco da cidade. “É uma proteção das encostas, garantindo às pessoas que moram próximas à geomanta aplicada que possam viver com mais segurança, conforto e tranquilidade. Salvador sofre todos os anos com o problema das chuvas e conseguimos avançar neste tipo de solução, que é moderna e que traz, com um custo menor, esse conforto e tranquilidade.”

Também foi destacada a marca do trabalho da Prefeitura desde 2013, que é estar sempre nas ruas, acompanhar de perto os problemas e levar as soluções para quem precisa. Nesse sentido, ACM Neto aproveitou para lembrar que, no próximo mês, começa a segunda edição do Ouvindo Nosso Bairro, o maior programa de consulta popular do país para realização de obras e intervenções na cidade.

Melhoria – Com investimento de R$40,7 mil, a geomanta foi aplicada em uma área de 295 m². As obras foram realizadas em cerca de 30 dias e a medida vai trazer mais segurança aos moradores que vivem no local, principalmente em dias de chuva. Até o momento, a Prefeitura já aplicou geomanta em cerca de 70 localidades de risco em toda a cidade.

Inovadora no país, a técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A geomanta impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses.

Demais obras realizadas – Além da geomanta na Travessa Portugal, a localidade de Luiz Anselmo vem recebendo diversos benefícios desde 2013. Dentre as principais está o programa Morar Melhor, que reformou pouco mais de 400 casas em situação precária no bairro. Também foram recuperadas a quadra e a escadaria do Conjunto Laura Catarino, e requalificado o Canal da Xurupita, este último com investimento de R$600 mil. Além disso, a recuperação da Unidade de Saúde da Família (USF) Vale do Matatu, na vizinha Cosme de Farias, também beneficia os moradores de Luiz Anselmo.

Disque 199
Em Caso de Emergência.
Redes
Fale Conosco

Mais informações ou solicitações de dados

Clique Aqui