Vinte e três voluntários da comunidade de Mamede receberam nesta quinta-feira (20) a certificação da Defesa Civil de Salvador (Codesal) de formação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) que tem como objetivo evitar ou minimizar os estragos feitos pela chuva  em áreas de risco. O evento foi realizado na Escola Municipal Santa Terezinha. Todos os diplomados receberam, além do certificado, o colete de voluntário.

Durante o curso, o grupo aprendeu sobre percepção de risco e assistiu a palestras sobre a estrutura da Codesal e o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Smpdc). O objetivo da iniciativa é formar multiplicadores em Defesa Civil.

Na cerimônia, a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas, Kelly Morais, destacou que "a iniciativa da Defesa Civil de Salvador visa fortalecer a parceria que existe entre instituição e a comunidade. Parabenizo a todos pelo esforço e participação".

A líder comunitária Valdenice Cruz, que se certificou pela segunda vez nesta nova capacitação do Nupdec na comunidade, avalia a importância da iniciativa:

“Moro em área de risco, a rua Mamede, e as informações recebidas me permitem ajudar a amigos e vizinhos a evitar acidentes. Todos deveriam fazer esse treinamento, assim podemos servir, ajudar e acolher o próximo em situações delicadas como nos desastres”.

Segundo o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz, a participação dos cidadãos é fundamental para todas as ações de proteção e defesa civil. "Principalmente aqueles que vivem em áreas de maior vulnerabilidade. Queremos que eles saibam o que fazer em situações extremas e consequentemente consigamos evidar desastres e principalmente pque vidas não sejam ceifadas", concluiu.