Os moradores de plataforma receberam nesta terça-feira (18) a obra da geomanta na Rua Formosa de São joão. A obra contou com investimento de R$ 192 mil oriundo dos cofres municipais. A técnica foi aplicada num terreno de 1,2 mil m² e beneficia mais de 100 famílias que vivem na localidade, já que a cobertura também protege uma das principais vias de acesso da região.

Novidade adotada pela Prefeitura em 2016, as geomantas já foram aplicadas em mais de 70 áreas de risco na cidade. Ao todo, as obras demandaram investimentos da ordem de R$ 7,5 milhões em toda a cidade, num trabalho coordenado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Inovadora no país, a técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A geomanta impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno.