Os investimentos em tecnologia da Prefeitura de Salvador na Defesa Civil (Codesal) serão apresentados durante o 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais, evento que reunirá em Bento Gonçalves, dias 10 e 11 de agosto, prefeitos, gestores, vereadores e empresários para tratar de inovação e aprimoramento dos serviços públicos por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Para enfrentar as chuvas e os alagamentos recorrentes, a capital baiana vem apostando em tecnologia na prevenção de desastres ambientais. De acordo com o gestor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Salvador, Reginaldo Assis de Araújo, a modernização do Centro de Monitoramento do Clima, desde junho de 2016, também já resulta em maior rapidez no atendimento às vitimas de enchentes, desmoronamentos e outros acontecimentos. Ele estima que a cidade de quase 3 milhões de habitantes acabou com uma defasagem de vistorias  e demandas não atendidas em cerca de 40%.

O uso de tablets no trabalho dos profissionais em campo também contribui para a informação em tempo real e adoção de políticas públicas emergenciais. “Com um conjunto de soluções e softwares de monitoramento nós estamos avançando. No próximo estágio teremos sensores de movimentação de solo e a disponibilização dessas informações para que os nossos usuários possam acompanhar. Também será implantado um sistema de sms que avisa a população”, comenta o diretor.

Segundo Araújo, as inovações na Defesa Civil de Salvador e implantação do suporte tecnológico são realizadas em parceria com a Universidade Federal da Bahia.

Congresso – Gratuito para servidores públicos, o 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais visa estimular o surgimento das cidades inteligentes no Estado. Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Bento Gonçalves, o evento é resultado de encontros regionais promovidos pela RCD em conjunto com Prefeituras e Associações de Municípios desde 2015, em diversas regiões do Rio Grande do Sul, com o objetivo de levar conhecimento a gestores nos pequenos municípios sobre os benefícios de se investir em tecnologia e como implantar projetos de cidade digital, com foco em desenvolvimento socioeconômico.

Ao todo, os encontros reuniram representantes de 130 localidades na Serra Gaúcha, Região Metropolitana de Porto Alegre, Alto Jacuí , Vale do Jaguari e Centro do RS. “Quase 80% das cidades brasileiras têm menos de 20 mil habitantes. É pensando nesse público que a Rede Cidade Digital atua para levar conhecimento a gestores sobre como inovar e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da tecnologia”, observa o diretor da RCD, José Marinho. “Os grandes eventos sobre essa temática acontecem, principalmente, nas capitais e não tratam da realidade da maior parcela das cidades. Ao mesmo tempo em que apresenta ideias e soluções para as Prefeituras, o Congresso as aproxima do mercado interessado e faz ainda que diversas empresas entendam as necessidades dessas localidades e potencial de investimento.

As inscrições podem ser feitas pelo http://redecidadedigital.com.br

O 1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais tem o patrocínio master da ENW, ouro da Exati Tecnologia; prata da Lema Tecnologia, Delta  e W3; bronze do SAJ Procuradorias. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, das Associações de Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), Região Celeiro (AMUCELEIRO), Turismo da Serra (AMSERRA), Zona de Produção Rio Grande do Sul (AMZOP), Alto Uruguai (AMAU), Vale do Rio dos Sinos (AMVRS), Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA) e do Centro do Estado (AMCENTRO), além da Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Associação Brasileira de Internet (Abranet), GTISerra e do Hotel Vinocap.

 

Serviço

1º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais

Bento Gonçalves, 10 e 11 de Agosto

Local: Fundação Casa das Artes (R. Herny Hugo Dreher, 127)

Início: 8h30

Inscrições gratuitas para servidores públicos

http://redecidadedigital.com.br