Contribuir para a melhoria da qualidade de vida por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de comunidades situadas em áreas de risco de Salvador.

Este é o principal objetivo da atividade de educação em saúde apresentada na tarde desta segunda-feira (3), na comunidade de Novo Horizonte, em Sussuarana por técnicos da Defesa Civil de Salvador (Codesal) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Entre os temas abordados pela enfermeira e professora da Faculdade de Enfermagem da Ufba,  Márcia Carneiro, está o das doenças do coração. "Conhecer as causas e os sinais de um AVC (acidente vascular cerebral), ou de um enfarte, é o primeiro passo para a sua prevenção", exemplifica.

A atividade de educação em saúde da Codesal/Ufba busca estreitar os vínculos da Defesa Civil de Salvador com as comunidades onde já se formaram os Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). O evento foi conduzido pela assistente social Juçara Pereira, da Subcoordenação de Ações Comunitárias e Educativas.

“Essa ação é fundamental, pois trabalhamos proteção e defesa civil e queremos que as comunidades, principalmente aquelas localizadas em áreas de risco tenham uma qualidade de vida melhor em todos os aspectos e a melhor qualidade da saúde é primordial”, avalia o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz.