Para dar mais conforto aos participantes das comemorações pela Independência do Brasil na Bahia, cujo ponto alto acontece no domingo (2), a Prefeitura montou um esquema especial de serviços que atuará nas localidades onde acontecem as celebrações cívicas. Dentre as áreas envolvidas estão trânsito, transporte, saúde, manutenção, ordenamento de ambulantes, defesa civil, prevenção à violência e proteção ao patrimônio público.

Defesa Civil – A Codesal estará de plantão no domingo pronta para atender possíveis chamados da população. O órgão também já realizou toda a vistoria no percurso festivo para que as comemorações pela Independência da Bahia ocorram sem nenhum transtorno.

Manutenção – Na preparação para a festividade, a Secretaria de Manutenção (Seman) já realizou a limpeza de caixas de passagem, podas de árvores e verificação e desobstrução da rede de drenagem no percurso da festa. O órgão também realizou o recapeamento asfáltico das vias com áreas asfálticas desgastadas, através da Operação Tapa Buraco. A Seman é responsável ainda pela montagem das estruturas que serão utilizadas no evento, localizadas na Praça Municipal e no Largo Dois de Julho.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará com uma ambulância de plantão durante as comemorações que se iniciam no sábado (1º), com a chegada do fogo simbólico no bairro de Pirajá. A unidade móvel ficará estrategicamente localizada no Largo de Pirajá para dar suporte aos cidadãos que precisarem de atendimento em saúde.

Já no domingo (2), onde as atividades comemorativas ocorrem no Centro da cidade, serão disponibilizadas duas ambulâncias, uma para o período matutino e outra para o vespertino, que fará o monitoramento e acompanhamento do cortejo. Além do apoio móvel, os cidadãos que precisarem vão contar com as 14 unidades físicas de urgência e emergência municipais e atendimento através do Samu 192.

Guarda Civil – Em meio às comemorações pelo aniversário de 8 anos, no dia 2 de julho, a Guarda Civil Municipal (GCM) designou um efetivo com cerca de 200 agentes para apoiar a celebração cívica. Os guardas civis foram solicitados por órgãos e entidades do poder público para atuar, preventivamente, na proteção do patrimônio público, ações em apoio no trânsito, garantia dos serviços e ordem pública, além da integridade física dos servidores envolvidos.

Distribuídos por eventos entre os dias 1º e 5 de julho, os agentes apoiam a recepção do “Fogo Simbólico” (Largo de Pirajá), a cerimônia em apoio ao General Labatut (Pirajá), a segurança ininterrupta da Praça Campo Grande, da comitiva da Prefeitura e dos carros dos caboclos, além da organização dos festejos com agentes por todo o trajeto. Ainda no dia 2, no período da noite, a Banda de Música da GCM se apresentará no XXVI Encontro de Filarmônicas.

Comércio informal – De acordo com a Secretaria de Ordem Pública (Semop), não haverá licenciamento para os ambulantes que queiram trabalhar no Dois de Julho. Em contrapartida, 60 agentes de fiscalização da pasta estarão presentes, distribuídos nos circuitos da festa, realizando a fiscalização e o ordenamento do comércio informal nos trechos compreendidos da Lapinha até a Praça Municipal, e da Praça Municipal até o Largo Dois de Julho (Campo Grande).

Abordagens sociais - Serão realizadas, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), ações de abordagem social no percurso e nas ruas do entorno dos festejos do 2 de Julho, com o objetivo de identificar e evitar situações de trabalho infantil que ocasionam vulnerabilidade e risco social para crianças e adolescentes.

Os técnicos do serviço de abordagem social da Semps farão o cadastro das crianças e adolescentes que forem identificadas em situação de trabalho, e farão os encaminhamentos devidos dos indivíduos para os serviços socioassistenciais necessários.

Ascensores – De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), o Plano Inclinado Pilar funcionará gratuitamente e em caráter especial neste domingo (2), das 7 às 13h, para facilitar o acesso dos participantes de desfile cívico, que será realizado pela manhã entre a Lapinha e o Pelourinho. Já o Elevador Lacerda terá reforço na equipe também para atender a demanda, com funcionamento das 6h às 22h, com tarifa normal de R$0,15.

Trânsito – Segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), algumas alterações no trânsito da cidade serão necessárias para a realização das comemorações. Já no sábado (1º), será proibido o estacionamento de veículos na Rua Oito de Novembro, em Pirajá, nas proximidades do Largo do Panteão, das 7h às 18h.

Os veículos que habitualmente trafegam por este trecho interditado terão como opção de tráfego as Ruas 24 de Agosto e Oscar Seixas. Já os veículos de transporte coletivo deverão utilizar o terminal da Rua Nova. A Transalvador também realizará o monitoramento do tráfego de veículos e circulação de pedestres na Rua Oito de Novembro, a partir das 16h.

No domingo (2), a partir da 0h, a circulação de veículos e estacionamento também será interrompida no Largo e Corredor da Lapinha, Largo e Ladeira da Soledade, nas ruas São José de Cima, Fonte de Santo Antônio e dos Perdões. O bloqueio também será efetuado no Largo da Quitandinha do Capim, Ladeira do Boqueirão, ruas dos Adobes, Direta de Santo Antônio, do Carmo, do Paço, Largo da Cruz do Pascoal e da Misericórdia, além do Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé e Praça Municipal.

A partir das 14h, o fluxo de veículos também será interrompido na Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves e Avenida Sete de Setembro nos seguintes trechos: São Bento, São Pedro, Piedade, Rosário, Mercês e Passeio Público e Largo do Campo Grande. Também será efetuado um desvio no trânsito destinado aos veículos que passarem pela Rua Lima e Silva, na Liberdade, que serão direcionados para a Rua Pero Vaz, a partir das 5h.

Com as interdições, os ônibus que seguirem sentido Centro terão como opções a Rua Lima e Silva, Rua Pero Vaz, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Rodrigo de Menezes, Rua Quinta dos Lázaros e Rua General Argolo. No fluxo contrário, saindo do Centro a caminho de outros bairros, os ônibus terão disponíveis o Largo Dois Leões, Av. Glauber Rocha, Rua Quinta dos Lázaros, Rua Rodrigo de Menezes, Largo do Tamarineiro, Rua Conde de Porto Alegre, Rua Pero Vaz, Rua Lima e Silva.

Será estabelecido, também no domingo, um corredor especial de tráfego destinado exclusivamente aos credenciados, na Avenida Anita Garibaldi, Dique do Tororó, Rua Djalma Dutra, Dois Leões, Estrada da Rainha, Largo do Queimadinho e Rua Campos França.

Transporte – Para os usuários de ônibus que vão acompanhar as comemorações da Independência do Brasil na Bahia, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibiliza 36 linhas que vão operar com frota máxima das 11h até 20h, no domingo (2). Além disso, nove veículos da frota reguladora poderão operar para a Estação da Lapa, das 16h às 23h. 

As linhas que acessam a Baixa dos Sapateiros deverão fazer o retorno no Terminal da Barroquinha a partir das 13h. Além disso, o itinerário de alguns ônibus será alterado por conta da interdição total de veículos, a partir da 0h do dia 2, no trecho que compreende o Largo da Lapinha até o Campo Grande, passando pela Avenida Sete de Setembro.

Linhas que vão operar com frota máxima das 11h às 20h

CÓDIGO
LINHA
 
    0418
Pau Miúdo – Barroquinha
0424
Santa Mônica – Barroquinha
0705
Nordeste – Baixa dos Sapateiros
 
0717
Vale das Pedrinhas – Barroquinha
0923
Conjunto Guilherme Marback – Barroquinha
1005
Itapuã – Lapa
1022
 
Praia do Flamengo – Lapa  
   0417
IAPI – Lapa  
1005
Itapuã – Lapa
1034
Parque São Cristóvão – Barroquinha
1022
 
Praia do Flamengo - Lapa
0722
Nordeste – Campo Grande R2
0804
Pituba – Campo Grande R2
0915
Vale dos Rios/Stiep R4
0503
Brotas – Lapa Salvador Norte
1030
Praia do Flamengo – Campo Grande
1002
Aeroporto – Campo Grande
1109
Pernambués – Barroquinha
1116
Saboeiro – Lapa
1202
Tancredo Neves – Barroquinha
1216
Mata Escura – Barroquinha
1228
Jardim Santo Inácio – Barroquinha
1227
Nova Sussuarana – Barroquinha  
1418
Cajazeira 7/6 – Lapa  
1317
Pau da Lima – Barroquinha
1321
São Marcos – Barroquinha
1448
Fazenda Grande 4/3/2 – Barroquinha  
1345
Castelo Branco – B. dos Sapateiros/ Barroquinha
1504
Pirajá – Baixa dos Sapateiros
1507
Pirajá (RN) – Lapa
1533
Fazenda Coutos – Lapa
1602
 

...