Um sonho para os moradores da Rua da França, no bairro de Sete de Abril, começa a ser realizado pela Prefeitura nesta quarta-feira (21). A ordem de serviço para início imediato das obras de contenção de encosta e recomposição da via foi assinada pelo prefeito ACM Neto, em cerimônia realizada no local e que contou com as presenças do vice-prefeito, Bruno Reis; dos secretários Almir Melo (Infraestrutura e Obras Públicas), João Roma (Gabinete) e Marcílio Bastos (Manutenção).

Com investimento 100% municipal no valor de pouco mais de R$1 milhão, a intervenção será feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) em uma área de aproximadamente 200m². A obra engloba recomposição de talude, aplicação da técnica de cortina atirantada e instalação de nova rede de drenagem. Além disso, a largura da via será recuperada – parte da pista já havia cedido por conta da ação da chuva nos últimos anos. A medida deverá beneficiar cerca de 30 famílias que vivem na localidade.

“Aqui havia risco de vida dessas pessoas que moram na Rua da França, risco de deslizamento dessa encosta que agora será afastado com essa ação da Prefeitura. Também será melhorada a acessibilidade para que os moradores possam se deslocar com segurança e tranquilidade”, pontuou ACM Neto. Por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a iluminação na via será reforçada, o que vai contribuir inclusive para o aumento da sensação de segurança dos cidadãos.

O prefeito também destacou a importância de realizar investimentos nas áreas onde as pessoas mais precisam da ação do poder público – 75% dos recursos municipais têm sido aplicados nas áreas mais carentes da cidade. Além disso, salientou que a burocracia do governo federal atrapalha um pouco a liberação dos recursos. “Se nós tivéssemos, desde o começo, a parceria e o apoio do governo federal, sobretudo no período anterior, teria-se conseguido fazer mais coisas por Salvador. No entanto, a Prefeitura não ficou de braços cruzados. Foram ou estão sendo realizadas diversas obras em encostas, com recursos próprios, fruto da organização das contas”.

Balanço – Desde 2013, a gestão municipal já entregou 42 contenções de encostas, que resultaram num investimento de R$ 46 milhões em diversos pontos da cidade. Atualmente, estão em andamento mais 12 obras em encostas, com investimento previsto superior a R$14 milhões. Também como forma de estabilização de terrenos, 71 geomantas já foram aplicadas, com mais de R$ 7,5 milhões em recursos.