A Defesa Civil de Salvador (Codesal) em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu na tarde desta terça-feira (20) uma feira de zoonoses na comunidade da Baixa do Cacau em São Caetano. A ação educativa em saúde foi desenvolvida por meio de diálogo interativo, nos moldes de palestra, e distribuição de informativos.

"A atividade tem como objetivo estreitar vínculos da Codesal com a comunidade além de conscientizar sobre a importância de se conhecer as formas de contágio e prevenção de zoonoses”, explica a assistente social da Codesal, Nádia Rangel, que coordenou o evento.

Na oportunidade, técnicos da CCZ apresentaram as principais zoonoses, como a toxoplasmose, a raiva, a leptospirose, dengue, zika, entre outras, além de exemplos práticos para alertar sobre o risco de se jogar lixo em locais inadequados e descartar objetos que possam acumular água. 

Considerando que as zoonoses parasitárias afetam os seres humanos e são transmitidas principalmente por animais domésticos, como cães e gatos, o conhecimento sobre estas doenças se torna essencial sob o ponto de vista de saúde pública. 

Uma das recomendações preventivas é levar animais domésticos periodicamente ao veterinário com o objetivo de checar a existência de zoonoses e leva-los ao CCZ para tomar as vacinas necessárias.

"Essas atividades são essenciais principais para os cidadãos que moram em áreas de risco. Não trabalhamos apenas com desastres relacionados a proteção civil, mas também para a saúde e bem estar da população através das parcerias com outros órgãos", conclui o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz.